Connect with us

Cidades

Unidades educacionais do Município apresentam projetos durante desfile de 07 de Setembro

ETI Almirante Tamandaré enfatizou a proposta de ensino voltada ao rendimento e educação em virtude da parceria com a Marinha do Brasil

Published

on

Unidades educacionais do Município apresentam projetos durante desfile de 07 de Setembro

O tradicional desfile de 07 de Setembro aconteceu nessa sexta-feira, na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contou com a participação de escolas da rede municipal e estadual de educação e instituições com representatividade no Estado. Em uma bonita festa cívica com participação da comunidade, que acompanhou as apresentações com bandeiras e balões verde-amarelos, as unidades de ensino do município aproveitaram a oportunidade para apresentar suas peculiaridades ao público, como projetos de educação, quantidade de alunos e origem dos nomes.

A primeira a entrar na avenida foi a ETI Beatriz Rodrigues, com inovações na coreografia e instrumentos da fanfarra, além de faixas indicando o desempenho de Palmas no Ideb, como o melhor entre as cidades da região Norte.

Pela primeira vez, houve a participação de alunos de um dos Cmeis da Capital. Vestidos em uniformes de gala, os pequenos do Fontes do Saber encantaram o público com sua demonstração de civismo apresentando o tema O Brasil que Queremos.

A ETI Lúcia Sales destacou a importância da arte circense na formação de verdadeiros cidadãos, e a Almirante Tamandaré enfatizou a proposta de ensino voltada ao rendimento e educação em virtude da parceria com a Marinha do Brasil.

Gerida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, em sua primeira experiência educacional no País, a ETI Anísio Teixeira apresentou no desfile seu sistema de ensino que enfatiza a educação para o trânsito.

Também ostentando trajes de gala, os alunos da ETI Eurídice de Melo demonstraram porque a escola tem como ênfase o ensino musical, ministrado em parceria de gestão com a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).

Já a ETI Caroline Campelo, que tem parceria de gestão com o Exército Brasileiro, desfilou apresentando referências na educação moral e cívica, assim como o Colégio Esportivo Militar Margarida Lemos (Cemil), cuja parceria é com o Corpo de Bombeiros.

Na sequência se apresentaram as escolas do Estado, como o Centro de Ensino Médio de Taquaralto, Escola Estadual Maria dos Reis, ETI Elisângela Glória Cardoso e Colégio Estadual São José.

Também se apresentaram nesta fase do desfile os integrantes da Força Jovem Universal, vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus, a Ordem Demolai e a Ordem do Arco-íris para Meninas, vinculadas à Maçonaria.

Finalizaram o desfile as tropas e veículos bélicos e de operações do 22º Batalhão de Infantaria, da Capitania Fluvial do Araguaia/Tocantins, Polícia Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana de Palmas, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e o helicóptero do Centro de Operações Aéreas do Tocantins.

Para a aluna do oitavo ano da ETI Almirante Tamandaré, Rafaela dos Anjos, a participação no desfile vai muito além de uma atividade escolar e demonstra o amor que todos os cidadãos, independente da idade, devem nutrir por seus pais. “Nenhum dos participantes está aqui por nota ou qualquer outro incentivo da escola. Somos voluntários para passar esta mensagem de amor à Pátria”, disse.

A prefeita Cinthia Ribeiro salientou a importância do desfile na data da independência para salientar o sentimento de patriotismo em todos os cidadãos por intermédio de jovens em idade escolar, e também comemorou o bom desempenho de Palmas no Ideb. “Estamos colhendo os frutos do nosso empenho e das parcerias firmadas com instituições de renome para a gestão das unidades escolares. Podemos hoje nos orgulhar de estarmos oferecendo às nossas crianças oportunidades para a vida”, disse a prefeita.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas