Cidades
Unidade Móvel do Hemocentro coleta sangue em paróquias da capital
Unidade móvel está percorrendo as paróquias da Capital para receber doações de sangue, a próxima coleta será realizada no dia 25 de novembro, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto
A unidade móvel da Hemorrede Tocantins estacionou nesta quarta-feira 21, no entorno da Casa de Maria, em Palmas, com o objetivo de estimular a doação de sangue entre os fiéis e ampliar os estoques regulares da Hemorrede. A ação é uma parceria com a Arquidiocese de Palmas, que antecede as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25. A unidade móvel está percorrendo as paróquias da Capital para receber doações de sangue, a próxima coleta será realizada no dia 25 de novembro, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto, na Praça da Igreja.
Eliana Aires da Silva, responsável pelo setor de captação do Hemocentro, falou um pouco sobre a coleta externa com a unidade móvel. “A unidade móvel aproxima o Hemocentro da comunidade, porque a gente vai onde a comunidade está além de divulgarmos nosso trabalho fora do hemocentro.”
O arcebispo de Palmas Dom Pedro, explicou que a ação faz parte da campanha Jornada Mundial dos Pobres, instituída pelo Papa Francisco para todo o mundo. “Essa campanha acontece anualmente, e este ano tivemos a ideia de fazer essa parceria com o Hemocentro para ajudar no estoque deles que está sempre precisando, e também por ser uma forma de a comunidade participar e ajudar o próximo.”
O arcebispo lembra ainda que a unidade móvel do Hemocentro já passou pela Catedral no domingo dia 18 e que no dia 25 vai estar na Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida em Taquaralto.
A Grazielle Dias Ritter, de 29 anos, estava na missa na Casa de Maria e decidiu doar. “Sempre quis doar, porque é o mínimo que a gente pode fazer pelo outro e não custa nada. Acho que muita gente tem vontade de doar, mas tem medo de agulha assim como eu e acaba desistindo, mas hoje quando o padre falou sobre a ação, me senti encorajada a vir aqui.”
Dia do Doador
O dia do doador é comemorado dia 25 de novembro, e como parte das comemorações o Hemocentro fez uma blitz na terça-feira 20, na Avenida JK, orientando sobre a importância da doação de sangue e convidando para o café da manhã que será servido nesta sexta-feira, 23, no Hemocentro Coordenador, em comemoração ao dia do doador.
Requisitos básicos para doação
- Apresentar documento oficial com foto
- Ter entre 16(*) e 69 anos de idade – (*) jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação. Para a primeira doação o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório;
- O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade;
- Pesar no mínimo 50 Kg;
- Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação;
- Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação.