Connect with us

Política

Tocantinenses debatem fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social em Brasília

Pautas centrais do encontro foram direcionadas para o fortalecimento das ações em defesa do Sistema Único de Assistência Social

Published

on

Secretária executiva Simone Brito e a diretora das Políticas de Assistência Social, Arely Soares Carvalho Telles, no evento nacional - Foto: Setas/Governo do Tocantins

 

Representantes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), participaram, nessa segunda-feira, 6, em Brasília, da primeira reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), em 2023. As pautas centrais do evento foram  direcionadas para o fortalecimento das ações em defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

 

O evento contou com a participação de secretários de Estado de Assistência Social, entre outras autoridades. A secretária executiva da Setas, Simone Brito, representando o Tocantins, ressaltou sobre a relevância do evento. “O Fórum é um espaço importante para o fortalecimento da política de assistência social, sobretudo o SUAS que precisa ser recomposto do ponto de vista orçamentário como também político”.

 

Pauta

 

O Orçamento para 2023 foi a pauta inicial. A possibilidade da flexibilização do uso dos recursos da Portaria n° 369/2020, sobretudo, no que se refere à aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi outro ponto de pauta.

 

O Fonseas seguiu a reunião com a pauta referente à Reprogramação dos recursos referentes à Lei Complementar n° 173/2020, estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19) que disponibilizou, em seu artigo 5º, auxílio financeiro aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios, para aplicação pelos poderes executivos locais na política de assistência social, conforme as necessidades.

 

Outra pauta discutida foi o Pacto de Aprimoramento do SUAS. Instrumentos onde as metas e as prioridades desta política se materializam como prioridade nacional.

 

A reunião seguiu com a pauta referente a Revogação da Portaria nº 2.362/2019 que estabelece procedimentos a serem adotados no âmbito do SUAS, decorrentes do monitoramento da execução financeira e orçamentária realizada pelo Fundo Nacional de Assistência Social.

 

O Incentivo para o aprimoramento da gestão do SUAS (IGD-SUAS) foi outro ponto de pauta, recurso utilizado pelos estados com resultados positivos no aprimoramento do SUAS e na corresponsabilidade da União em relação aos entes federados.

 

Programação

 

A agenda do Fonseas segue nesta terça-feira, 7, com Reunião Extraordinária CIT/SUAS que será transmitida de maneira virtual. As reuniões da CIT contam com a participação da União, representada pelo Ministério da Cidadania; dos estados e do Distrito Federal, representados pelo Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas); e dos municípios, representados pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

 

Fonseas

 

O Fonseas é uma instância de representação dos governos estaduais e do Distrito Federal no Sistema Único de Assistência Social, um dos maiores sistemas de proteção social distributiva e não contributiva do mundo, que garante segurança para a população. É uma entidade da Sociedade civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e de gestão, constituída pelo conjunto dos gestores responsáveis pela coordenação e execução da política de assistência social em seu território (Art. 1º – Estatuto do Fonseas).

 

Edição: Caroline Spricigo

Revisão Textual: Marynne Juliate

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas