Connect with us

Cidades

Saúde realiza ação para fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde em Porto Nacional

Published

on

 

Texto: Secom

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Superintendência de Gestão da Educação na Saúde (SGPES) e Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), realizaram na última terça-feira, 12, uma ação conjunta com representantes de todos os serviços de saúde do município de Porto Nacional, incluindo o Hospital Regional e a Maternidade Tia Dedé, com o objetivo de promover Apoio Institucional para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

“Reunir com todos os pontos da RAS do município de Porto Nacional foi um momento ímpar na SES em que os setores envolvidos diretamente com a organização dos serviços participaram, promovendo apoio institucional e iniciando a construção de um Plano de Intervenção para (re)organização e fortalecimento da rede, possibilitando fazer o levantamento dos principais problemas, com ênfase no aumento de casos de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e síndromes respiratórias (influenza e covid-19), a fim de pactuar ações e estratégias para a resolução e/ou mitigação destes problemas”, destacou Laudecy Alves, diretora de Atenção Primária.

Durante a reunião foram apresentados dados estatísticos de atendimentos nos serviços de saúde do município e dos hospitais de referência do Estado localizados em Porto Nacional, bem como o fluxo de funcionamento da RAS. A partir destas informações foram discutidos os principais problemas e respectivas ações de enfrentamento, por meio da construção de um Plano de Intervenção.

Para Lorena Martins Vilela, secretária municipal de saúde de Porto Nacional, “a visita e apoio institucional das áreas técnicas do Estado é o momento oportuno e importante para o município, na construção do Plano de Intervenção, com foco no combate à dengue e outras Arboviroses, a fim de estruturar as ações de assistência em toda a rede de atenção à saúde, no controle do vetor, diminuir a probabilidade de casos graves e consequentemente óbitos”, enfatizou.

Uma equipe técnica da Diretoria de Atenção Primária (DAP) e Vigilância das Arboviroses, oportunizando o momento, realizou visitas técnicas em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Distrito de Luzimangues no dia 11, e na sede do município de Porto Nacional, no dia 12, com o objetivo de conhecer a realidade destas unidades, entender o funcionamento dos fluxos e assim contribuir com a (re)organização da rede em Porto Nacional.

A ação conjunta contou com a participação de equipes técnicas das seguintes diretorias: Atenção Primária (DAP), Atenção Especializada (DAE) e Regulação (DREG), vinculadas à SPAS; da Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses (DVDVZ), ligada à SVS; da Diretoria da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (Etsus) representando a SGPES; e, também da Superintendente de Unidades Hospitales Próprias e da Diretoria de apoio à Gestão Hospitalar; além da equipe Diretiva do Hospital Regional de Porto Nacional e do Hospital Tia Dedé. E, pelo município de Porto Nacional, participaram representantes das coordenações dos seguintes serviços: Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Núcleo de Educação Permanente (NEP), Unidade de Pronto Atendimento, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), além da gestora municipal.

 

Durante a reunião foram apresentados dados estatísticos de atendimentos nos serviços de saúde do município e dos hospitais de referência do Estado localizados em Porto Nacional 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas