Connect with us

Cidades

Projeto Conhecer revela a professores a realidade de quem estuda no ambiente rural

Published

on

Nesta sexta-feira, 14, uma equipe formada por professores e pedagogos da Escola Municipal Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, saíram logo cedo para mais uma visita do Projeto Conhecer ao setor rural do distrito. Durante todo o dia, eles visitaram as 14 chácaras e fazendas que fazem parte de uma das três rotas de ônibus escolares que levam os alunos para a escola, todos os dias letivos.

Implementado devido à necessidade de compreender por que alguns alunos apresentavam baixo desempenho e dificuldades de aprendizagem, o projeto fez sua primeira visita em 2009. Os professores se depararam então com as dificuldades inerentes à população rural, que de uma forma ou outra atinge tanto os estudantes como os familiares, mesmo com a atual disponibilidade do transporte escolar. Mas trouxeram também uma enorme bagagem acerca da realidade de cada uma das famílias, que mudou para melhor a condução das atividades em sala e o olhar para cada um dos estudantes.

O retorno da iniciativa dos professores da escola Luiz Nunes foi tão significativo que a experiência foi partilhada com as demais escolas rurais de Palmas. Hoje, o Projeto Conhecer faz parte do calendário letivo rural do município. Com uma visita por semestre para cada unidade, é possível conhecer ao menos parte do cotidiano de quem vive e trabalha na roça para ter acesso à educação. Em Buritirana, quase metade dos alunos provém de localidades rurais.

Diretor da escola, o professor Ademir Bandeira explica que atualmente o projeto tem uma abrangência maior, pois aproxima as famílias da escola, propicia uma visão do aluno em seu ambiente e traz evidências da realidade das famílias que não apareceriam somente na escola. “Muitos pais não participam das atividades escolares por dificuldade de locomoção, por isso é importante este contato mais próximo. Para que eles conheçam os professores e a equipe pedagógica, e também para que tenhamos um retorno acerca de como eles enxergam a escola, a educação que está sendo prestada a seus filhos”, considera.

A secretária municipal da Educação, Fátima Sena, acompanhou a visita dentro do ônibus escolar e conversou com alunos e responsáveis em cada residência. “Eu sou uma entusiasta deste projeto, por isso fiz questão de estar presente e ter com os professores esta vivência. A gestão atual tem um olhar muito especial para a escola do campo, seus desafios, peculiaridades e necessidades. É uma ótima oportunidade para aprender”, disse a secretária.

O lavrador José Gomes da Cruz reside em um assentamento da região com a esposa, Dona Mariquinha, e os netos. Três deles estudam na EM Luiz Nunes, Pedro Henrique Guimarães (Pré I), Calebe Guimarães (2º ano) e Sandra Maiara Guimarães (6º ano). Ele reconhece a importância do estudo para os pequenos, e afirma que o transporte escolar é a única alternativa para a frequência às aulas para muitas crianças da região. “Estas visitas também são muito importantes, é mais um momento para estar perto da equipe da escola. A escola é muito boa para eles.” Sandra faz coro ao avô: “gostamos muito de estudar, todos os professores são muito atenciosos comigo e meus irmãos. Ainda bem que temos o ônibus”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas