Connect with us

Cidades

Prefeitura de Porto Nacional alerta população para os cuidados preventivos nos casos de Dengue, Zica e Chikungunya

Mais de 2.700 casos foram notificados no município, somente no primeiro semestre deste ano

Published

on

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional mostram que no primeiro semestre de 2022, mais de 500 casos de Dengue, Zica e Chikungunya foram confirmados no município. Destes, 494 foram de Dengue, 0 de Zica e 32 de Chikungunya. Diante dos números e visando o cuidado preventivo, a Prefeitura de Porto Nacional busca sensibilizar os moradores quanto à importância de alguns cuidados básicos, mas essenciais, que podem salvar vidas.

É importante frisar que, para fazer o controle efetivo da proliferação do mosquito, é necessário apenas alguns minutos ao longo da semana para verificar o telhado, calhas entupidas, piscina, garrafas, pneus, lixo em local desapropriado e demais itens que possam ser potenciais criadouros. Mesmo em lugares que necessitem fazer o armazenamento de água é importante não deixar os reservatórios destampados, assim impede que o mosquito coloque ovos dentro dessas águas.

Nessa luta contra o aedes aegypti, os Agentes de Saúde possuem papel estratégico, sendo importante que a população abra as portas de suas casas para que esses profissionais possam verificar possíveis focos e orientar nas ações de combate e prevenção dessas doenças. Caso tenha suspeita de alguma dessas patologia, procure a Unidade de saúde mais próxima para atendimento e correta identificação.

 

denguee Copia

    Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Zenilde Carreiro, “apesar da diminuição dos casos, nesse período de seca, essas doenças continuam afetando a população porque os mosquitos não param de circular. Mesmo assim precisamos continuar com os cuidados para que no período de chuva não haja um agravo”. A diretora pontuou ainda que as ações de combate são ininterruptas durante todo o ano e intensificadas no período de chuva.

 

 

Por: Anne Karianny Moreira

Secretaria Municipal da Comunicação

Edição: Juscelene Melo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas