Cidades
Prefeitura de Porto Nacional alerta população para os cuidados preventivos nos casos de Dengue, Zica e Chikungunya
Mais de 2.700 casos foram notificados no município, somente no primeiro semestre deste ano
Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Nacional mostram que no primeiro semestre de 2022, mais de 500 casos de Dengue, Zica e Chikungunya foram confirmados no município. Destes, 494 foram de Dengue, 0 de Zica e 32 de Chikungunya. Diante dos números e visando o cuidado preventivo, a Prefeitura de Porto Nacional busca sensibilizar os moradores quanto à importância de alguns cuidados básicos, mas essenciais, que podem salvar vidas.
É importante frisar que, para fazer o controle efetivo da proliferação do mosquito, é necessário apenas alguns minutos ao longo da semana para verificar o telhado, calhas entupidas, piscina, garrafas, pneus, lixo em local desapropriado e demais itens que possam ser potenciais criadouros. Mesmo em lugares que necessitem fazer o armazenamento de água é importante não deixar os reservatórios destampados, assim impede que o mosquito coloque ovos dentro dessas águas.
Nessa luta contra o aedes aegypti, os Agentes de Saúde possuem papel estratégico, sendo importante que a população abra as portas de suas casas para que esses profissionais possam verificar possíveis focos e orientar nas ações de combate e prevenção dessas doenças. Caso tenha suspeita de alguma dessas patologia, procure a Unidade de saúde mais próxima para atendimento e correta identificação.
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde, Zenilde Carreiro, “apesar da diminuição dos casos, nesse período de seca, essas doenças continuam afetando a população porque os mosquitos não param de circular. Mesmo assim precisamos continuar com os cuidados para que no período de chuva não haja um agravo”. A diretora pontuou ainda que as ações de combate são ininterruptas durante todo o ano e intensificadas no período de chuva.
Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal da Comunicação
Edição: Juscelene Melo