Connect with us

Polícia

População prisional recebe campanha de vacinação contra a gripe

Cidadania e Justiça mobiliza municípios do Estado para que até o dia 31 de maio toda a comunidade carcerária, composta por servidores e apenados, seja imunizada

Published

on

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS, baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias

Para proteger e imunizar reeducandos e servidores do Sistema Penitenciário e Prisional e Penitenciário do Tocantins (Sispen/TO), a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está mobilizando 36 municípios do Estado para que realizem a imunização de agentes de execução penal e pessoas privadas de liberdade, grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde.

Somente na quarta-feira, 08, 54 servidores e 423 reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPP de Araguaína), da Cadeia Pública de Guaraí (CP de Guaraí) e da Cadeia Pública de Miracema (CP de Miracema) foram imunizados contra gripe. Já foram imunizados reeducandos e servidores das unidades penais de Dianópolis, Cristalândia, Augustinópolis, Pedro Afonso, Palmeirópolis, Palmas, Barrolândia e Pium.

De acordo com o superintendente do Sispen, Orleanes de Sousa Alves, todos os servidores e reeducandos devem ser vacinados até o dia 31 de maio. “Estamos trabalhando para que todos sejam imunizados, pois com esse trabalho preventivo diminuímos o risco de que os agentes ou reeducandos sejam acometidos pela gripe”, disse.

Para o reeducando C. G. A. R., custodiado na CPP de Araguaína, a imunização de todos os servidores e apenados melhora a qualidade de vida no local. “Convivemos com muitas pessoas em um mesmo ambiente, então quando um gripa, o risco de outro gripar é muito grande, por isso gostei de tomar a vacina, diminui o risco da gente ficar doente [sic]”, declarou.

Prioridade

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), baseada em estudos epidemiológicos e no comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. Segundo a OMS 650 mil pessoas morrem todos os anos vitimados pela gripe. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas