Connect with us

Polícia

Polícia Civil esclarece à população de Pedro Afonso sobre sua atuação no cumprimento das normas sanitárias

Não cumprimento das normas sanitárias pode levar ao enquadramento do cidadão no Artigo 268 do Código Penal Brasileiro

Published

on

Polícia CIvil fiscaliza cumprimento de decreto municipal nas praias de Pedro Afonso

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 49ª Delegacia de Polícia Civil de Pedro Afonso, alerta a população para a necessidade de seguir as determinações do Decreto Municipal nº 127, que determina o cancelamento da temporada de praias no município e reforça o distanciamento social com vistas a prevenir aglomerações e, dessa forma, prevenir o avanço da Covid-19. Conforme o titular da 49ª DP, delegado Wlademir Costa Motta de Oliveira, o cidadão que insistir em descumprir as normas sanitárias poderá ser enquadrado no Artigo 268, do Código Penal (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena — detenção, de um mês a um ano, e multa).

Para chamar a atenção dos Pedro Afonsinos sobre as determinações legais do Decreto Municipal 127 e do Artigo 258 do Código Penal, o delegado Wlademir Costa, gravou um vídeo e o disponibilizou nas redes sociais. No vídeo, ele orienta a população sobre a questão da frequência de pessoas às praias locais e reforça que o trabalho de orientação que a Polícia Civil vem realizando junto à população desde o início da pandemia.

O delegado Waldemir Costa afirma, contudo, que a equipe da 49º DP está atenta e que os casos de descumprimento das medidas poderão resultar em autuações. Segundo ele, nesta segunda-feira, 20, chegou ao conhecimento da 49ª DP que banhistas e turistas estão insistindo no acesso às praias e à ilha do município. Sobre essa situação, o delegado alerta que a Polícia Civil está monitorando os casos suspeitos de violação ao decreto municipal, inclusive com o uso de drones para identificar os infratores e a instalação de barracas. “Assim, estaremos fiscalizando e autuando os banhistas que serão conduzidos até a Delegacia e autuados com base no Artigo 268”, enfatiza .

Waldemir Costa alerta a população e turistas para que respeitem as normas sanitárias e de segurança que foram implementadas pelo Poder Público para resguardar a vida e a segurança de todos os cidadãos quanto a não proliferação do novo Coronavírus. “Não faça do seu lazer um caso de Polícia, respeite as normas emitidas pelas autoridades, e seja você um cidadão consciente para não disseminar o vírus da Covid-19. O Poder Público está fazendo a sua parte, faça você, cidadão também a sua e vamos juntos unir forças”, finalizou.

Integração

As medidas sanitárias de prevenção da Covid-19 atingiram também as tradicionais temporadas de praia do Tocantins. Para fazer valer os decretos municipais com medidas sanitárias para barrar o avanço da Covid-19, as forças de segurança (Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros) intensificaram ainda mais o trabalho integrado junto aos estaduais, prefeituras e órgãos municipais.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas