Estado
Missão do Banco Mundial realiza alinhamento financeiro com o Estado
O Progestão Tocantins, Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Tocantins, recebeu, na última terça-feira, 28 de fevereiro, o especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Mundial, Leonardo Nascimento para alinhamento financeiro do projeto
O Progestão Tocantins, Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Tocantins, está sendo finalizado para assinatura de contrato de financiamento com o Banco Mundial. O projeto recebeu na última terça-feira, 28 de fevereiro, o especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Mundial, Leonardo Nascimento.
Nesta missão, Leonardo Nascimento esteve em Palmas para alinhar a Gestão Financeira do Projeto com as equipes do Governo do Estado e explicou a importância dessa ação “o Banco Mundial trabalha com os projetos de financiamento e para cada projeto é necessário avaliar alguns arranjos. Dentre eles nós temos o gerenciamento financeiro, que envolve toda parte de auditoria interna, auditoria externa, controles internos, orçamento, contabilidade, sistemas de informações financeiras e relatórios. Essa missão é justamente para acompanhar todos esses pontos, verificar os pontos fortes do Estado e quais aprimoramentos são necessários”.
Desta Missão participaram colaboradores da SEPLAN, SEFAZ, CGE, TCE e ATI, para em conjunto com o especialista do Banco Mundial fazerem um alinhamento dos arranjos institucionais, sistemas de controles, auditorias e fluxos dos fundos e desembolsos do projeto.
O Secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, voltou a enfatizar a importância do legado que o Banco Mundial tem deixado no Estado, com os projetos que já foram financiados e executados aqui e acrescentou “essa é mais uma oportunidade do Estado realizar uma ação que vai gerar bons frutos, agora na área de gestão .”
José Humberto Pereira Muniz Filho, secretário-chefe da Controladotia Geral do Estado do Tocantins, esteve presente na reunião, juntamente com Sergislei Silva de Moura e confirmou a participação ativa da CGE em todo o processo deste novo Projeto.
Participantes da Reunião
Servidores da Seplan: Mauricio Fregonesi, Aline Rodrigues Parente de Campos, Ivonete Ferreira de Araujo, Viviane Alexandra Pereira, Patricia A.S. Xavier Vidal e Eliane Resende equipe da UGP (Unidade de Gerenciamento do Projeto) e Vivian Dias Diniz.
Servidores da Sefaz: Wender Teodoro da Silva, Viviane Frantz, Maria Helany da Silva.
Servidores da ATI: Cristiane Oliveira e Marinaldo
Renan Celio Lima representante do TCE.
Servidores da Controladoria Geral do Estado(CGE): Benedito M. da Costa Neto, Eva Moreira Martins Santos e Kilvania R. Melo Miranda