Cidades
II Seminário Municipal de Educação vai debater os novos saberes didáticos
Uma educação de qualidade passa primeiramente pela formação dos profissionais e esse trabalho é realizado rotineiramente pela Secretaria Municipal de Educação de Gurupi e nesta quarta-feira, 10, a partir das 19h, será iniciado mais uma formação por meio do II Seminário Municipal de Educação com o tema “Professor em foco – em busca de novos saberes didáticos”.
Segundo o secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, o evento tem como objetivo fomentar a formação continuada de professores para que as aprendizagens adquiridas se tornem ensinadas em todas as escolas municipais. O secretário destaca que essas formações fazem parte do Plano Municipal de Educação e ressalta o interesse dos professores na participação, uma vez que o primeiro, que foi realizado ano passado, foi um sucesso.
Eurípedes explana que o II Seminário iniciará a partir das 18h30, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), com o credenciamento. A partir das 19h acontecerão apresentações culturais e em seguida palestra com o tema “como motivar o professor em sala de aula”, ministrada pela psicóloga Luciane Rodrigues Prado Faria.
Na quinta-feira, 11, ocorrerão oficinas com temas variados das 08h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Lino e na Escola Municipal Almeida Veras. À noite a partir das 19h30, palestra com o tema “professor como agente de transformações”, com a educadora Eloá Reginese da Silva Fonseca.
A coordenadora Pedagógica Geral, Maria José da Glória, destaca que há uma grande expectativa para esse evento que será uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e troca de experiências com o objetivo maior que os conhecimentos cheguem aos alunos que são o foco principal. Ela ressalta que os temas que serão abordados no evento foram pensados na motivação dos profissionais.
Maria José adianta que além das palestras e oficinas, os educadores também serão homenageados pelo dia dos professores.
Temas das oficinas:
Ø Brinquedos como Objeto de Aprendizagem: brinquedos industrializados e artesanais.
Ø Musicalização na educação infantil
Ø O lúdico e o brincar no campo de experiência: espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.
Ø Relação entre brincar e alfabetizar
Ø Metodologias de ensino e planejamento na educação infantil de acordo com a BNCC.
Ø Ensino estruturado – Espectro do Autismo e o Contexto Educacional na sala de aula- confecção de atividades/materiais
Ø Metodologias de ensino e planejamento de aula de acordo com a BNCC.
Ø Entre jogos e letras: o que se fala o que se escreve – oralidade e formalidade.
Ø A BNCC e o ensino da matemática: práticas e planejamento na sala de aula
Ø Metodologias de ensino e planejamento na área de conhecimento: linguagens de acordo com a BNCC;
Ø Metodologias de Ensino e Planejamento na Área de conhecimento: Ciências Humanas de acordo com a BNCC.
Ø Metodologias de Ensino e Planejamento na Área de conhecimento: Ciências da
Ø Natureza de acordo com a BNCC.
Ø A BNCC – Metodologias de Ensino e Planejamento da Educação Física.
Ø Metodologias e Práticas do Ensino de Voleibol e Atletismo
Ø Entre Duendes e Bruxas: O mundo encantado das histórias infantis/contação de história.
Ø O Coordenador Pedagógico como Articulador da Formação Continuada de Professores.
Ø O Papel da Avaliação na Aprendizagem de acordo com os objetivos da BNCC – nas quatro áreas de conhecimento.
Ø Orientador Educacional-Mediador da Escola entre Professores, Estudantes e Família.
Ø O Papel Administrativo e Pedagógico do Diretor no Sucesso da Instituição.
Ø Diretrizes que normatizam a Regularização da Vida Escolar – Fundamentação Legal.
Ø A BNCC na Prática: Desafios e Possibilidades.