Estado
Hospital Infantil de Palmas homenageia bombeiros e voluntários do Projeto Meu Amigo Terapeuta
Ação já atendeu em 2018 mais de 200 crianças internadas na unidade em Palmas
“O contato com os cães libera a serotonina que é o hormônio que promove a felicidade e consequentemente traz inúmeros benefícios, que vão desde o fim de quadro depressivos à melhora da imunidade dos pacientes”. Assim a pediatra Patrícia Costa Martins define o objetivo das visitas que seus cães Théo e Thayla fazem às crianças internadas no Hospital Infantil de Palmas (HIP), todas as tardes das quintas-feiras.
Patrícia é voluntária do projeto de Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães (TFC), que integra o Projeto Meu Amigo Terapeuta, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e diversos voluntários, no HIP e no Hospital Geral de Palmas (HGP). Em reconhecimento ao trabalho, a direção do HIP entregou certificados aos profissionais e voluntários envolvidos na ação, desenvolvida durante um ano do projeto na unidade, que desde a implantação já atendeu mais de 200 crianças.
A alegria dos pacientes ao encontrar os cães demonstra a efetividade do projeto. “Eu não tenho cachorrinho, mas gosto de brincar com eles, já até pedi para minha mãe me dar um”, disse a pequena Liz Rebeca, de oito anos. Assim como Liz, Kalebe, de nove anos, também ama as visitas dos amiguinhos. “Ele fica muito feliz quando os cachorrinhos vem, graças a Deus esta semana está sendo muito boa, com muita programação, presentes e assim ele esquece que está há dias longe de casa e do quanto é ruim ficar internado”, declarou a mãe do paciente Márcia Rosa de Souza.
“Nós ficamos muito felizes em contar com esta parceria que faz toda diferença na rotina do hospital, nossas crianças já sabem que toda quinta terão visitas dos amiguinhos de quatro patas. Somos gratos aos Bombeiros pelo projeto, pelos voluntários que doam seus amigos e tempo vindo aqui e a toda equipe de humanização do hospital que não mede esforço para manter esta rotina”, declarou a diretora geral do HIP, Leiliane Alves.
O subcomandante-geral e Chefe do Estado Maior (CHEM), tenente-coronel QOBM Carlos Eduardo de Souza Farias, falou da importância da parceria. “Agradeço a todos que acolhem o projeto e deixo o meu reconhecimento aos nossos militares, Alderico Medeiros e Rafael Mollo, que se dispuseram a abraçar o projeto, possuem aptidão e se especializaram para desenvolve-lo”, afirmou, acrescentando que o Corpo de Bombeiros continua a disposição para desenvolver mais parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde e suas unidades.