Connect with us

Estado

Hospital Geral registra quase 800 cirurgias por mês durante pandemia

Published

on

HGP é referência em procedimentos de alta complexidade

O Hospital Geral de Palmas (HGP) completou 15 anos ofertando assistência à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre os diversos serviços oferecidos estão os procedimentos cirúrgicos que só em 2019 foram realizados uma média de 861 por mês. Este ano, considerando o momento de pandemia pelo novo coronavírus, a unidade realizou uma média mensal de 777 cirurgias. Especificamente as cirurgias de urgência e emergência só em 2019 a unidade registrou um total médio mensal de 395 e no primeiro semestre deste ano 415 procedimentos/mensal. As especialidades que lideram por ordem respectivamente são ortopedia, cirurgia plástica reparadora e cirurgia geral.

O HGP é referência no Estado em várias especialidades cirúrgicas entre elas podemos citar neurocirurgia, cirurgia do aparelho digestivo, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), cirurgia vascular, ortopedia, oncologia geral, oncologia ginecológica, oncologia ortopédica, mastologia, cirurgia bariátrica, reconstrução crânio buco maxilo facial, transplante de córnea entre outras. Cirurgias inéditas foram realizadas em 2019 e 2020 como cirurgia oncológica ortopédica e cateterismo pediátrico. Cerca de 135 profissionais realizam suporte e assistência ao centro cirúrgico do hospital, dentre enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores cirúrgicos e administrativos.

“Neste período de pandemia pelo novo coronavírus, as cirurgias de pacientes com doenças oncológicas e de urgência e emergência estão sendo realizadas normalmente, com todos os cuidados e proteção aos usuários e profissionais. A unidade é referência em procedimentos de alta complexidade, conta com profissionais qualificados no cuidado ao paciente, que trabalharam incansavelmente”, ressaltou o diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros.

O médico ortopedista, Ronaldo Rêgo Rodrigues, explica que boa parte dos usuários do serviço de ortopedia da unidade são vítimas de acidentes. “Na maioria dos procedimentos cirúrgicos são pacientes vítimas de acidentes de trânsito com destaque para o motociclista, que mais sofre lesões e necessita de procedimentos de urgência emergência. O atendimento ao paciente é realizado por uma equipe multidisciplinar do HGP. Quando paciente chega ao centro cirúrgico de acordo com a situação do trauma e complexidade, contamos também com a ajuda de profissionais de outras áreas como: neurocirugia, cirurgia geral, cirurgia torácica e outros. Ou seja, paciente politraumatizado necessita do suporte multidisciplinar devido acometimento de outras partes do corpo. Nossa equipe qualificada de servidores se dedica 24 horas por dia com foco de salvar vidas”, comentou.

Investimentos

Para melhor atender o usuário do SUS, investimentos com tecnologia de ponta foram realizados pensando no bem-estar do paciente. Um destes foi a modernização do parque tecnológico no serviço de neurocirurgia, o qual passou a contar com os seguintes equipamentos cirúrgicos: craniótomo, neuronavegador e aspirador cirúrgico.

O Centro Cirúrgico da unidade foi ampliado de 06 para 16 salas em 2019, que, após concluir a aquisição de equipamentos, passará a ofertar cerca de 224 horários cirúrgicos por semana somente no período diurno.

O diretor técnico do HGP, Luciano Lopes destacou que “nesses 15 anos de luta para oferecer uma saúde de qualidade, vejo o quanto evoluímos. Nossa unidade realiza procedimentos de alta complexidade e dispõe de profissionais comprometidos e qualificados no cuidado. Atualmente a atenção à saúde oferecida envolve uma assistência humanizada, integral e contínua, bem como acolhimento e tratamento dos pacientes com uso de protocolos, uma ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico, gerando assim uma redução significativa no tempo de internação e redução significativa na taxa de ocupação hospitalar e se tornando o hospital de referência do Norte do país”, afirmou.

Cirurgia e dedicação

A médica neurologista e neurocirurgiã Ádria Simões de Mendonça atua na Neurocirurgia há 15 anos. “Atualmente a unidade realiza cirurgias de coluna e crânio. Particularmente tenho me dedicado mais as cirurgias que envolvem o cérebro. As mais realizadas são as de trauma craniano, as de tumores,aneurismas, hidrocefalias, abcessos cerebrais, AVC malignos e craniosinostoses em crianças.É uma rotina muito puxada, longas horas de dedicação,mas muito gratificante ver os frutos desse trabalho que envolve investimento do governo (equipamentos) e trabalho em equipe.Só tenho agradecer por fazer parte desse belíssimo projeto que é a Neurocirurgia do HGP. Considerado um dos serviços mais fortes da região norte do Brasil desde a sua fundação em 2005! Tenho orgulho de ser funcionária pública, dedicada ao Sistema Único de Saúde”, destacou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas