Connect with us

Agronegócio

FAET/Senar: 1° ACNT Negócios em Paraíso do Tocantins

Published

on

 

O rebanho do Tocantins é o terceiro que mais cresce no Brasil, tanto em quantidade como em qualidade. Segundo o IBGE, o rebanho bovino do estado cresceu 11,3% em 2021 comparando com o ano anterior. O número de cabeças de gado também avança e já passa de 10 milhões de animais.

Para manter o produtor rural atualizado na atividade e oferecer oportunidades de novos negócios e de promover melhoria genética dos rebanhos, Paraiso está sediando o 1° ACNT Negócios, realizado nela Nelore Tocantins no município de Paraíso, com o patrocínio do Senar e o apoio do Sistema FAET. O evento reúne mais de 100 animais de alta linhagem para promover melhoramento genético tanto em pequenas, médias e grandes propriedades rurais.

Durante os três dias do evento que acontece no Parque de Agronegócios “Chico Boi”, em Paraiso, os pecuaristas da região estão participando de leilões, prova de animais e capacitações. Presente na abertura do evento, o presidente do sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, destacou que “a entidade é parceria de todas ações que beneficiem desde o pequeno ao grande produtor”. Para ele, o objetivo é estimular negócios e gerar renda para o homem do campo.

MELHORAMENTO

Um dos palestrantes do evento, Ricardo Abreu, enfatizou que todos os touros que estão sendo ofertados na feira são registrados como PO na ABCZ. “O impacto desse melhoramento começa quando o criador utiliza esses touros, mas ele perpetua durante muitos anos na fazenda”.

Para o presidente da Associação de Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), Alexandre Bispo, a feira também reúne expositores com implementos agrícolas, soluções tecnológicas, aplicativos de gestão de fazendas e facilidades de crédito. “O evento já é um sucesso. E ano que vem queremos realizar mais seis feiras no Tocantins, com o apoio do Paulo Carneiro e do sistema FAET/Senar, sempre sensível nessas ações”, afirmou. O expositor Luiz Cláudio Alvarenga, tem gostado dos resultados dos negócios. “Temos produzido muita coisa boa da porteira da fazenda para dentro, mas muitas vezes não temos como expor. Feiras como essa fazem com que a gente consiga mostrar nosso trabalho”, afirmou. E quem confirma que a feira está agradando é o produtor rural José Alves, de Miracema, um dos compradores de gado do expositor. “Já comprei meus animais e quero dizer que considero de alto nível o evento, afinal, só com a tecnologia avançada é que nosso produto terá o valor comercial”.

HOMENAGEM

Na abertura do ACNT Negócios, nesta sexta, 14, foi realizada uma homenagem à Francisco Nunes de Mello, o “Chico Boi”, que dá nome ao ambiente do evento. Pioneiro em negócios do campo na região, ele também teve uma vida dedicada à promoção da pecuária tocantinense.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas