Cidades
Exposição de projetos escolares marcam início da primeira etapa da Fecit 2023
Berço de Talentos e Feiras Científicas Escolares começam nesta terça-feira, 29, e seguem até dia 31, com participação dos alunos na rede municipal de ensino
Despertar o interesse das crianças pela investigação e a iniciação científica é um dos principais objetivos do projeto Berço de Talentos e Feiras Escolares que iniciam nesta terça-feira, 29 e seguem até o dia 31, em todas as unidades educacionais da Secretaria Municipal da Educação (Semed). A exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças matriculadas na rede municipal marca a primeira etapa da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit), prevista para acontecer em novembro.
Conforme o cronograma da Semed, as ações iniciaram em fevereiro deste ano, com a definição dos projetos investigativos de cada turma. Na fase atual, serão expostos os projetos nas unidades, com a participação da comunidade escolar e ao final será selecionado o projeto que representará a Escola ou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) na Fecit 2023. Os três melhores trabalhos classificados serão premiados e os demais receberão a certificação de participação, sendo que cada unidade definirá e providenciará a premiação dos vencedores.
Os trabalhos desenvolvidos nos Cmeis têm como tema macro o mesmo adotado pela Fecit 2023: ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’. A partir desta orientação, outros subtemas serão gerados, apoiados nos projetos investigativos criados, incentivando a iniciação científica entre os pequenos.
A diretora de Educação Infantil da Semed, Priscila Machado, ressalta que: “o Berço de Talentos possibilita às crianças, a oportunidade de vivenciarem a pesquisa de uma forma prática, já que por meio da realização dos projetos investigativos elas pesquisam, formulam hipóteses, experimentam, fazem observações e interpretam os resultados obtidos. Além do conhecimento científico em si, que é adquirido durante o processo, as crianças desenvolvem ainda aprendizagens como: organização do pensamento, comunicação oral e escrita, além da pesquisa científica”.
Entenda os Projetos
O Berço de Talentos e as Feiras Científicas Escolares incentivam a pesquisa científica, desde a Educação Infantil, estimulando pesquisas através de projeto investigativo e contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências, de forma criativa e contextualizada.
As Feiras Científicas Escolares acontecem nas escolas municipais, com a finalidade de investir na formação científica de educandos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Berço de Talentos é realizado nos Cmeis como experimentos trabalhados com professores e crianças da Educação Infantil, de seis meses a cinco anos, em atividades sensoriais e de estímulo à exploração e descobertas, visando incentivar desde cedo o interesse das crianças pelo conhecimento científico.
Ambos consistem na primeira etapa da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit).