Connect with us

Cidades

Evento inédito em Paraíso promoveu 55 horas de Cultura

As atrações promoveram integração, respeito à diversidade artística e cultural.

Published

on

Diretoria de Cultura, inovou na programação de aniversário de emancipação política do município ao oferecer a comunidade 55 Horas de Cultura

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria de Educação – Diretoria de Cultura, inovou na programação de aniversário de emancipação política do município ao oferecer a comunidade 55 Horas de Cultura. As atrações promoveram integração, respeito à diversidade artística e cultural.

Nora Maciel, diretora de Cultura, fez um balanço positivo a respeito da programação. “O evento, em si, superou nossas expectativas e podemos considerar que foi um sucesso. Já estamos pensando em 2019 e os paraisenses podem esperar 56 horas de Cultura”.

A secretária de Educação e Cultura, professora Lizete Coelho, agradeceu ao prefeito Moisés Avelino por “dar autonomia para a realização de eventos grandiosos como este”. A gestora agradeceu ainda os parceiros, “muito obrigada a todos os servidores da diretoria de Cultura que estão aqui trabalhando incansalvemente para que tudo saia da melhor maneira possível. Agradecemos também as secretarias municipais que estão envolvidas na programação, o Instituto IFTO, os alunos da Unopar e todos que contribuíram, para que esta festa linda acontecesse”.

Um grande show da cantora Melissa Lima fechou às 55 horas de cultura. O evento foi marcado pela apresentação de cerca de 35 atrações, na estrutura montada na Praça José Torres pela Prefeitura de Paraíso.

Homenagens e apresentação artísticas aconteceram no evento

Na abertura oficial, na quinta-feira, 11 de outubro, os imortais da Academia de Letras de Paraíso e outros três escritores foram homenageados e receberam uma Placa de Reconhecimento Público pela “contribuição à intelectualidade de nossa gente”. Na mesma noite aconteceram a abertura do projeto “Vem Jogar Capoeira em Paraíso”, apresentações da Escola de Artes Cora Coralina e show com Régis e Banda.

Nas primeiras horas do dia 12, ainda de madrugada, teve exposição de filmes, luau e batalha de rimas. Às cinco da manhã da sexta-feira teve a alvorada com a Fanfarra Municipal. Na sequência uma exposição histórica, oficinas de dança e capoeira e exposições. A programação da tarde começou com uma palestra sobre automutilação e prevenção ao suicídio com o psicólogo Daniel Viana.

No meio da tarde os alunos do IFTO animaram o público com danças rítimicas, apresentações musicais e recitais de poesia. O professor de Artes do Instituto, Roberto Sales, elogiou a ação da Prefeitura, “estamos gratos pela oportunidade de promovermos esse intercâmbio de linguagens artísticas. O 55 horas de Cultura é inovador e homenageia, de forma poética, os 55 anos de Paraíso”.

Festa dedicada às crianças e integração de capoeiristas

Como no feriado se comemora também o Dia das Crianças, depois da apresentação da orquestra Sinfônica Granada do Tocantins, a diretoria de Cultura realizou uma edição especial da Sexta Cultural para os pequenos. As crianças e seus pais se divertiram com as brincadeiras e degustaram as guloseimas oferecidas gratuitamente a todos os presentes.

Após a festa dedicada às crianças, às 55 horas de Cultura, deu espaço a Capoeira, no “Vem Jogar Capoeira no Paraíso”. Na oportunidade todos os participantes, incluindo Mestres e Contramestres de diferentes estados da federação, com Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Piauí, Maranhão e Bahia, realizaram a Roda de Boas Vindas, onde os capoeiristas puderam mostrar suas habilidades e se confraternizarem.

Sanfoneiros são homenageados

Já às 20h, o palco principal da festa, deu a vez aos sanfoneiros, que atuam ou atuaram em Paraíso e região receberem um homenagem da gestão municipal. A homenagem contou com as presenças do Prefeito Moisés Avelino, da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Lizete Coelho, da Diretora Municipal de Cultura, Noracy Maciel e do Ex-Prefeito de Paraíso, Alípio Barbosa Neto, que entregaram as placas de homenagem a 12 sanfoneiros homenageados.

Receberam as homenagens, os músicos José Vieira da Silva (Zé Binga), Oscar Ferreira da Cruz (Oscar do Acordeon), Adonias Aires dos Santos (Branco Aires), Raimundo da Silva Barros (Raimundinho do Big Som), Aizenir Rodrigues Lima, Zacarias Pereira de Sousa (Zaca do Acordeon), Mauro Batista de Sousa (Maurão Beck), José Joaquim Santana (José Delfino), Waldemar Moura de Carvalho (Antista do Acordeon), Waldir Pereira Neto (Waldir Asa Branca), Ernestino Sanfoneiro e Antônio Martins Sousa.

Após as homenagens, a programação seguiu com um show musical especial de Antista do Acordeon, que foi acompanhado por Luís (vocal e triangulo) e Sandoval (Zabumba), além da participação de outros artistas convidados.

Muita dança e desfile marcaram o último dia de programação

Não faltou programação para o pessoal que ficou na Praça madrugada à dentro. Durante todo o dia 13, o último da programação teve campeonatos, oficinas, mostras de poesia, aulões de dança e até mesmo uma Audiência Pública do Plano Municipal de Cultural. A penúltima atração foi um desfile para a escolha do Garota e da Garota Fitness de Paraíso 2018, em parceria com a Academia Winfit.

Aprovada pela população a programação foi elogiada por quem esteve presente. Edivânia Nascimento esteve com suas filhas nos dias 12 e 13, conferindo o evento. “Foi muito boa a iniciativa da Prefeitura em criar esse projeto, principalmente porque nem sempre temos opções gratuitas de lazer”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas