Connect with us

Cidades

Educação e Saúde traçam novas medidas para ampliar atendimento de crianças e adolescentes neurodiversos

Pastas discutem melhorias e novas estratégias para aqueles que precisam de cuidados especializados

Published

on

Gestão visa qualificar profissionais para trabalhar junto aos estudantes com Transtorno Espectro Autista (TEA)

 

Fechando a tarde de trabalho desta última terça-feira, 3, os secretários de Educação e Saúde da Capital, professor Fábio Chaves e a psicóloga Anna Crystina Mota Brito Bezerra, se reuniram na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para discutir e alinhar melhorias e novas estratégias para o atendimento das crianças e adolescentes neurodiversos que precisam de cuidados especializados.

 

Dentre as ações apontadas pelos gestores para ampliar o acolhimento de crianças e adolescentes, será elaborado e firmado um termo de parceria entre as duas pastas com a finalidade de ampliar o número de profissionais, como psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais para o atendimento dessa demanda da população.

 

Outro investimento da gestão será qualificar profissionais para trabalhar junto aos estudantes com o Transtorno Espectro Autista (TEA), por meio da pós-graduação lato sensu em Transtorno do Espectro Autista na Educação, ofertada por meio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), além de capacitações com menor carga horária que profissionalize servidores da educação e também da saúde.

 

Conforme o secretário da Educação, professor Fábio Chaves, é uma preocupação constante da gestão dar todo o suporte aos alunos que têm necessidades educacionais especiais, além do amparo das famílias em relação ao acompanhamento deste aluno que é feito diariamente no núcleo familiar. “Precisamos compreender as características de cada um dos nossos alunos, para tentar eliminar as barreiras que os impedem de ser inseridos na vida escolar. A Educação que a gente quer precisa garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens. Independentemente da situação socioeconômica, do local de nascimento, do gênero e também de ter ou não deficiência, portanto esse momento com a equipe gestora da saúde se faz necessário e oportuno para juntos construirmos uma agenda de ações para melhorar o nosso atendimento a este público”, observou o gestor.

 

A secretária da Saúde, Ana Crystina, destacou a relevância da parceria com a Secretaria Municipal da Educação, bem como o fortalecimento das ações que já acontecem na rede de saúde, mas que podem aperfeiçoar através de serviços conjuntos entre as áreas. “Proporcionamos acompanhamento de saúde das crianças e adolescentes de toda rede de saúde da Capital, e sabemos que a demanda é muito grande, principalmente nas especialidades ligadas à saúde mental. Essa integração com a educação vai ajudar a melhorar e alcançar um número maior de atendimentos especializados”, citou a secretária, acrescentando que é fundamental que os alunos tenham acesso a toda a rede necessária de profissionais para colaborar com o seu desenvolvimento.

 

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas