Connect with us

Cidades

Diretores de escolas rurais da Capital debatem políticas públicas para o ensino no campo

Diretores de escolas rurais da Capital debatem políticas públicas para o ensino no campo

Published

on

Diretores das cinco unidades educacionais que atendem alunos do campo, residentes da zona rural da cidade, participaram da reunião

 

 

Entender as políticas públicas de educação inclusiva, observando as diretrizes, avanços e desafios para a educação no campo. Este foi o foco da reunião entre os gestores da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) com os diretores das cinco unidades educacionais que atendem alunos residentes da zona rural da cidade.

 

O encontro conduzido pelos secretários executivos, Maria Antônia Almeida e Diogo Vinícius aconteceu na tarde desta quinta-feira, 19, na sede da Semed, e contou com a participação nas discussões das pautas da superintendente de Gestão Escolar, Suiany Costa, o diretor do Ensino Fundamental, Daniel Tramontini, a diretora da Educação Infantil, Priscila Machado a da técnica das Escolas do Campo, Ewandelina  de Moraes de Folha Leite.

 

Foi apresentado um panorama da oferta da educação do campo na rede, abordando suas diretrizes e concepções de trabalho ao nível local, com destaque para os aspectos particulares de cada escola do campo de Ensino Infantil e Fundamental.

 

Já no planejamento para o próximo ano letivo, os aspectos positivos (possibilidades) e negativos (limites) encontrados pelos docentes foram pontuados pelos diretores, considerando as diretrizes e propostas da educação do campo reguladas pelo Governo Federal.

 

Para a secretária executiva pedagógica, Maria Antônia Almeida, é primordial que as escolas e os professores acompanhem as diretrizes e utilizem as referências da educação do campo. “A metodologia que deverá ser aplicada precisa ser contextualizada com a realidade que os alunos vivem, o contato com os familiares. Conhecer o meio de subsistência das famílias da comunidade escolar é fundamental em todo este processo”, citou a secretária.

 

Ainda foram debatidos a formação de um grupo de trabalho para elaborar a portaria que irá dispor sobre a hora-atividade dos profissionais da rede, incluindo os servidores que atuam no campo, o Calendário Escolar do Campo para 2024 e os novos projetos que serão executados no ano seguinte.

Melhorias 

Algumas demandas importantes também foram encaminhadas durante a reunião, dentre elas, melhoria no transporte escolar dos alunos e dos professores, novos uniformes, ampliação de estrutura física das escolas e materiais didáticos específicos para os alunos destas unidades, entre outras ações.

 

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas