Cidades
Defensoria discute questões comportamentais com adolescentes de Gurupi
Momento contou com a participação de cerca de 80 alunos da Escola do Setor Aeroporto
Transtornos depressivos, ideias suicidas, bullying, autoestima baixa, sentimento de não pertencimento são situações cada vem mais presentes na vida de adolescentes. Por isso, essas questões vêm sendo cada vez mais tratadas nas palestras da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”. Na última sexta-feira, 23, foi a vez de alunos da Escola do Setor Aeroporto, em Gurupi, ouvirem sobre o assunto.
“O número de adolescentes alcançados com as palestras tem sido cada vez maior, haja vista a própria solicitação das escolas, que pedem ajuda para poderem ajudar seus alunos. A preocupação tão importante que advém das escolas, normalmente vem imbuída de medos, impotência e frustração, sentimentos que ironicamente se parecem com os sentimentos dos próprios alunos”, comentou a psicóloga da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO em Gurupi, Isabel Izzo.
Um alerta que a psicóloga faz é a necessidade de se trabalhar as temáticas de forma conjunta. “Não é possível abordar um único tema sem adentrar aos outros; e caso isso se dê, podemos reproduzir abordagens truncadas, incompletas ou ineficazes”, explicou.
Segundo Isabel Izzo, “o conjunto de decepção, frustração e falta de motivação expressas de forma latente ou manifesta por grande parte dos alunos, nos leva cada vez mais a concluir que muito mais se precisa fazer não só pelos alunos, mas também pelas Escolas. Precisamos buscar as causas, interromper o abandono, o bullying, o descaso, o abuso e o desinteresse em cuidar uns dos outros”, pontuou.
A palestra contou com a participação de cerca de 80 alunos, do 6º ao 9º ano, dos períodos matutino e vespertino, da escola.