Connect with us

Cidades

Decreto define ocupação de áreas públicas em Palmas para exploração comercial, incluindo os quiosques

Published

on

Decreto define ocupação de áreas públicas em Palmas para exploração comercial, incluindo os quiosques
Banco do Povo irá disponibilizar uma linha de crédito, com teto de R$ 20 mil e juros de 1% ao mês

Na última quinta-feira, 04, a prefeitura editou o Decreto nº 1.656, que homologa o plano de ocupação de área pública, artigo 4° da Lei Complementar n° 356, Plano Diretor de Palmas. O decreto regulamenta a ocupação de áreas públicas para fins comerciais a exemplo dos quiosques e dos locais onde são comercializadas comidas de rua, como trailers, food-trucks, e os lugares que fazem parte do projeto Palmas Tradição, como os pontos de comidas típicas.

“Tem muita gente que vende chambari embaixo de árvores e são contempladas pelo projeto Palmas Tradição, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho.

Pela legislação, fica normatizado os tamanhos e tipos de atividades que podem ser exploradas nos quiosques. O decreto estabelece o tamanho mínimo do quiosque, que pode ser de 30 metros quadrados. Já a maior área permitida é de 10% da área total onde o quiosque será construído.

Entre as atividades que podem ser exploradas no quiosque estão: vendas de revistas, lanches e outros. De acordo com o secretário, a atividade a ser explorada tem que ser exercida conforme o que é permitido no contrato social da empresa. Para auxiliar os quiosqueiros a iniciarem suas obras, o Banco do Povo disponibiliza uma linha de crédito, com teto de R$ 20 mil e juros de 1% ao mês.

Prazos

Os alvarás para adequação dos quiosques começaram a ser emitidos na última segunda-feira, 02, e o prazo para execução do projeto é de até seis meses. Porém o prazo pode ser estendido, conforme a necessidade de cada caso. “Será levado em consideração inclusive o período de chuvas”, diz Kariello Coelho.

Os projetos arquitetônicos dos quiosques foram discutidos e formatados junto com a Associação de Quiosqueiros ainda em 2017. Neles estão previstos a instalação de captação de energia solar e de água pluviais, local adequado para manipulação de alimentos e padronização.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas