Connect with us

Estado

Agricultura promove primeira etapa do Circuito da Pecuária Sustentável Tocantins

Ação acontece nesta quinta-feira, 11, na Feira de Exposição Agrosudeste, no Colégio Agropecuário do município de Almas

Published

on

Ação acontece nesta quinta-feira, 11, na Feira de Exposição Agrosudeste, no Colégio Agropecuário do município de Almas

Com proposta de levar para a pecuária de corte tecnologias que visam melhorar a produtividade com sustentabilidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros, realiza nesta quinta-feira, 11, no município de Almas, a primeira etapa do Circuito Tocantins de Pecuária Sustentável. O evento acontece dentro da Feira de Exposição Agrosudeste, no Colégio Agropecuário daquele município, com início às 14 horas.

De acordo com a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, o circuito visa fortalecer a 2ª Cadeia da Pecuária de Corte, a segunda mais produtiva no Tocantins, onde estão sendo construídos oito matadouros frigoríficos nos municípios de Wanderlândia, Araguanã, Campos Lindos, Barrolândia, Novo Acordo, Ponte Alta do Bom Jesus, Ananás e Arapoema, com recursos do Banco Mundial.

O circuito busca também promover o desenvolvimento da pecuária nos municípios e regiões circunvizinhas, melhorando a produção e produtividade dos rebanhos de forma sustentável, por meio do uso das pastagens já existentes, o que é uma vantagem competitiva para o Tocantins. “A expectativa é mostrar aos produtores, técnicos e estudantes as diversas práticas adequadas de criação bovina, como integração lavoura pecuária, manejo de resíduos e sistemas de produção de leite e geração de renda a partir dos dejetos da pecuária, entre outras”, explica.

São parceiros no evento o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e empresas privadas do setor, Taura e Premix.

A ação teve início em março de 2018, ano em que foram realizados cinco circuitos, qualificando para o trabalho 150 pessoas, entre pecuaristas, técnicos da área e estudantes.

Programação

Palestra – O Avanço do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Palestrante: Inspetor de Defesa Agropecuária  da Adapec, João Eduardo Pinto Pires;

Caso de Sucesso – Agropecuária Morro Branco, em Novo Jardim – Pecuarista Murilo Sharp;

Palestra – Fatores que influenciam diretamente nos resultados de IATF –  Alexandre Gasparim, da empresa Taura;

Palestra – Resultados na Integração Lavoura Pecuária – Palestrante: Médico Veterinário responsável técnico e comercial da Premix, Marcelo Dominici Ferreira;

Palestra – Resultados do Impacto do Programa Pró Genética – Gerente da ABCZ Tocantins, Luiz Fernando Salim.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas