Connect with us

Cidades

Agentes de endemias são capacitados para identificar sinais de violência

Published

on

 

Na manhã desta quinta-feira, 9, a equipe de agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) participou de uma iniciativa importante promovida pelo Núcleo de Proteção à Vítima de Violência (Nupav). O evento ocorreu no auditório da Defensoria Pública Estadual do Estado do Tocantins (DPE-TO) e teve como objetivo capacitar esses profissionais para identificar sinais de violência durante suas visitas de rotina e denunciá-los nas Unidades de Saúde da Família (USF).

 

Além de desempenharem um papel fundamental no combate a doenças, os agentes de endemias também podem atuar como aliados na proteção e assistência às vítimas de violência, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura. Cícero Vanderlei da Silva, agente de endemias com mais de 20 anos de experiência na área, é ciente da importância desse treinamento para a equipe, que segundo ele, agora está mais preparada para identificar e relatar casos de violência.

 

De acordo com Leyssane Marta Ayres Arruda, coordenadora do NUPAV, a capacitação dos agentes de Combate a Endemias é de extrema importância, uma vez que esses profissionais podem ter um papel fundamental na identificação e prevenção de situações de violência contra a mulher. “Os agentes de Combate a Endemias são profissionais de saúde que têm contato direto com a população e, muitas vezes, são os primeiros a identificar sinais de violência”.

 

A coordenadora ressalta que é essencial que os agentes estejam capacitados para agir de forma adequada e encaminhar as vítimas para a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência. “Ao capacitar esses profissionais, estamos garantindo que as vítimas recebam o atendimento adequado e que possam contar com um suporte especializado para lidar com a violência”, explica Leyssane.

 

Outras ações

O Nupav promoveu nesta quarta-feira, 8, uma ação descentralizadora na Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Lima Milhomem, no Jardim Aureny III, às 19 horas, com o apoio dos servidores da unidade.

No evento, as mulheres tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, fazer denúncias e receber outros serviços. Também houve uma roda de conversa para refletir sobre a importância da denúncia e sobre a violência em si. Dessa forma, o evento ofereceu uma oportunidade única para as mulheres receberem apoio e orientação especializados sobre como lidar com situações de violência.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas