Geral
Acessibilidade: Justiça Eleitoral realiza vistoria nos 883 locais de votação do Tocantins
Para garantir acessibilidade aos eleitores nas Eleições Municipais 2020, a Justiça Eleitoral do Tocantins iniciou os trabalhos de pré-vistoria nos 883 locais de votação do Estado.
Para garantir acessibilidade aos eleitores nas Eleições Municipais 2020, a Justiça Eleitoral do Tocantins iniciou os trabalhos de pré-vistoria nos 883 locais de votação do Estado. A ação foi iniciada no último dia 12 de setembro, com um projeto piloto nos 11 locais de votação de Miracema, sede da 5ª Zona Eleitoral, e abrangerá todos os 139 municípios até o final do mês de novembro de 2019.
Em parceria com os dirigentes das unidades escolares do Tocantins, o procedimento consiste no preenchimento de formulário online para levantamento de informações sobre o estado das instalações físicas de cada escola, acesso à internet, dados de unidade consumidora de energia e, principalmente, informações sobre os requisitos de acessibilidade, conforme critérios estabelecidos pela Comissão de Acessibilidade do TRE-TO.
Prioritariamente no questionário será identificado o nível de acessibilidade das salas onde serão montadas as seções eleitorais, considerando as necessidades de cadeirantes, pessoas com baixa mobilidade e pessoas com deficiência visual.
Após a finalização do piloto em Miracema, até o final de outubro as atividades serão realizadas nos demais 32 municípios sede de Zonas Eleitorais e, em novembro, acontecerão as vistorias nos outros municípios de cada ZE.
“Com o diagnóstico em mãos saberemos quantas salas são acessíveis, não acessíveis ou parcialmente acessíveis; e a partir daí será possível a alocação de eleitores em seções eleitorais adequadas às suas necessidades de mobilidade”, explicou o Secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Júnior.