Geral
aboratório Central de Saúde Pública do Tocantins faz parceria com Associação Miaul em prol dos felinos
Uma iniciativa da equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) chamou a atenção da Associação Miaul e da Clínica Veterinária Medicão. Devido ao número de felinos circulando e até morando no prédio do laboratório, a equipe decidiu fazer um projeto com o objetivo de controle de natalidade desses animais.
Para colocar em prática o projeto, a equipe buscou a parceria da Associação Miaul. “Nós estamos apoiando com a alimentação e o acompanhamento desses felinos, e conseguimos ainda o apoio da Clínica Medicão para realizar o procedimento de castração dos animais”, explica a fundadora da Associação, Priscila Guardiola.
Cerca de 20 animais foram capturados e levados até a clínica. “Por ser um prédio público e ainda um laboratório, não tem como hospedar esses animais no local, pois estaríamos colocando em risco a vida deles e ainda podendo causar a contaminação dos exames”, comenta o engenheiro ambiental do Lacen, Cassius Gariglio.
A castração está sendo realizada pelo médico veterinário Espedito Pereira Lima. “A castração dos animais é a forma mais eficiente de controlar a natalidade desses que vivem nas ruas. O procedimento é simples, requer apenas que o animal esteja em boas condições de saúde e dura em média 40 minutos. A recuperação é rápida, apenas um dia no caso dos machos e uma média de sete dias para as fêmeas, com a retirada dos pontos”, esclareceu Espedito.
O próximo passo do projeto será a realização de uma feira de adoção para esses animais. “Estamos organizando para que a feira aconteça na segunda quinzena do mês de fevereiro, para que haja tempo de castração e recuperação de todos os animais capturados”, destaca Guardiola.