Cidades
Novembro Azul: atendimento noturno em unidades de saúde de Palmas é rápido e sem burocracia
Pacientes passam por consultas, exames e testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou na noite desta quarta-feira, 8, o segundo dia D da campanha Novembro Azul de 2023, com a abertura de sete Unidades de Saúde da Família (USFs), das 19 às 21 horas, como estratégia de ampliação do atendimento ao público masculino quanto ao cuidado integral da saúde. As mobilizações ocorreram nas USFs da Arne 64 (508 Norte), Arno 41 (403 Norte), Arse 131 (1.304 Sul), Morada do Sol, José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul), Taquari e Walter Pereira Morato (Taquaruçu).
O aposentado José Oliveira Lima, de 80 anos, é um dos pacientes que compareceu na USF da Arse 131 em busca de atendimento. Ele, que recentemente passou por uma cirurgia de retirada de um sinal maligno na pele, tem redobrado os cuidados com o corpo. Pai de sete filhos e 20 netos, Lima alerta que os homens devem ter mais atenção com saúde e não ter preconceito ou medo de passar por exames. “Nunca tive qualquer resistência em relação aos cuidados com a próstata e sempre fico em alerta para evitar surpresas”, informou.
Um dos primeiros a chegar à USF da Arse 131 foi o servidor público Juarez Sérgio dos Santos, de 51 anos. Munido de exames feitos recentemente, Santos buscou auxílio para confirmar se está tudo bem com sua saúde. “Desde os 40 anos faço os exames de prevenção de câncer de próstata. Como trabalho durante o dia, passar por consulta à noite é um diferencial que ajudou bastante”, defendeu.
Serviços
Dentre os serviços que serão oferecidos nas unidades estão atendimentos médico e de enfermagem; exame de PSA; diagnosticar doenças como hipertensão, diabetes, colesterol e principalmente o câncer de próstata; aferição de pressão e teste de glicemia; avaliação odontológica; vacinação para atualização do cartão de vacina; e testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A Semus divulgará na semana que vem a programação com as próximas datas das mobilizações nas unidades de saúde.