Cidades
Fesp qualifica 90 pesquisadores no Projeto de Trabalho de Conclusão de Residência
Em outubro foram realizadas 90 Bancas de Qualificação de Projetos de Pesquisa dos residentes do Plano Integrado de Residências em Saúde
Na segunda quinzena do mês de outubro foram realizadas 90 Bancas de Qualificação de Projetos de Pesquisa dos residentes do Plano Integrado de Residências em Saúde (PIRS) da Fundação Escola de Saúde da Pública de Palmas (Fesp).
Dentre os trabalhos apresentados, está o da pesquisadora Claudia Rayane Sousa Barros, realizado na última quarta-feira, 1°, na instituição. Com o tema “Análise Epidemiológica e Geoespacial dos Casos de Toxoplasmose Gestacional de um Território da Atenção Primária de Palmas”, ela conta que o interesse pela pesquisa começou após perceber o aumento das notificações da doença na unidade onde atua.
“Essa temática veio justamente por causa da reincidência de casos notificados de toxoplasmose gestacional que foi percebido na nossa vivência na unidade. Percebemos o aumento dessas notificações e dessa incidência nas consultas de pré-natal. Quando analisamos esse perfil epidemiológico, consigo ver onde está o problema, quais são as gestantes mais suscetíveis e então, consigo atuar de forma mais específica.”
Ainda segundo a pesquisadora, o estudo visa contribuir no diagnóstico precoce, tratamento, cuidado continuado e na prevenção das infecções da doença. “Quando se tem um estudo desse perfil tem como eu contribuir mais ainda na saúde dessa gestante e principalmente para os fetos, que são os mais acometidos por essa doença, a toxoplasmose gestacional. Corroboro então para as ações de prevenção, na diminuição dessa incidência e consequentemente atuando na diminuição dessas consequências que pode trazer para o bebê.”
Ao todo, qualificaram 37 residentes dos Programas de Residências Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, 15 do Multiprofissional em Saúde Mental, 25 do Multiprofissional em Saúde Coletiva, 5 do Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica e 8 do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade.
A qualificação dos residentes foi realizada na sede da Fesp.
Próximas etapas
Após qualificação, caso necessário, os trabalhos apresentados irão passar por ajustes, e deverão ser submetidos à Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa e Inovação e em seguida, para os projetos que envolvem seres humanos, após submissão à CAPP, devem ser protocolados ainda no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), vinculado ao Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), respeitando o cronograma de cada um. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até 2025.