Brasil
Índices de saúde são piores entre pessoas negras, aponta Ministério
Essa realidade está no boletim epidemiológico Saúde da População Negra

Os índices de saúde no Brasil são piores entre pessoas negras. Dados apontam que, em 2021, mais de 60% das mortes por Aids foram de pessoas pretas e pardas. Além disso, 67% das gestantes diagnosticadas com HIV eram negras e 70% das crianças com sífilis congênita eram filhas de mães negras.
Essa realidade está no boletim epidemiológico “Saúde da População Negra”, divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde. Outro destaque foi a mortalidade por Covid-19 entre mulheres negras.
A doença foi um dos principais motivos de morte no país em 2020, representando 22% do total de óbitos maternos. E, atingiram 63% mulheres pretas e pardas.
O relatório retrata ainda as consequências do racismo na saúde das pessoas pretas e pardas. Foi o que destacou a ministra Nísia Trindade.
A tuberculose atingiu 78 mil pessoas em 2022. Entre os novos casos, 49 mil eram de pardas e pretas, o que representa 63% dos casos.
Já a mortalidade materna por hipertensão é crescente entre mulheres pretas. A morte nesses casos aumentou 5%, entre 2010 e 2020.
A representante da OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Socorro Gross, comentou a importância dos dados para elaboração de políticas públicas.
O boletim mostra ainda que, entre 2010 e 2020, aumentaram os óbitos, as taxas de mortalidade materna e infantil, a prevalência de doenças crônicas e infecciosas e os índices de violência nessa população.
-
Cidades19 horas ago
Governo do Tocantins prorroga cadastro para expositores interessados em participar da edição comemorativa da Agrotins 25 anos
-
Cidades19 horas ago
2º Encontro de Pais de Autistas é realizado no Tocantins
-
Cidades19 horas ago
Tem inicio campanha Abril Azul de conscientização sobre autismo
-
Política19 horas ago
Governador Wanderlei Barbosa envia para a Aleto projeto de lei que prevê CNH gratuita à população de baixa renda
-
Cidades19 horas ago
Detran/TO realiza leilão de mais de 400 veículos
-
Cidades19 horas ago
Renovado o contrato para manter travessia gratuita por barcos em Aguiarnópolis
-
Cidades19 horas ago
Regulamento define critérios e normas para expositores na Agrotins 25 anos
-
Cidades19 horas ago
Procon Tocantins orienta consumidores sobre a importância de exigir cupom e nota fiscal