Cidades
Alunos da ETI Santa Bárbara ultrapassam média nacional de livros lidos
Para quem não tem o hábito da leitura, ler um livro pode não ser uma tarefa fácil. Distrações ou até mesmo falta de concentração contribuem para que muitos deixem de descobrir o mundo mágico da literatura. Dificuldades como essas tornam o feito do pequeno Isaque Gomes Menezes, de apenas nove anos, ainda mais admirável. Aluno da Escola de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, Isaque conseguiu ler 33 livros em apenas um mês, enquanto a média do brasileiro é de apenas quatro livros lidos por ano, segundo dados do estudo Retratos da Leitura no Brasil. Além de Isaque, outro aluno destaque foi João Lucas, também de nove anos, que leu 17 livros em um mês.
Na ETI Santa Bárbara, os alunos participam do projeto ‘Campeões de Leitura’, realizado para fomentar o gosto pela leitura e a formação de novos leitores. A diretora da unidade, Adriana Pereira, destacou que os resultados do projeto são extraordinários. “O número de leitores na escola aumentou consideravelmente. Temos alunos do 3º ano, com apenas oito anos, que lê mais de dez livros por mês. A biblioteca da escola se tornou o ambiente mais frequentado pelos estudantes”, revela.
Ainda segundo a diretora, um ponto importante do projeto de leitura desenvolvido pela escola é o suporte da família. “Os alunos que ainda estão aprendendo a ler levam os livros para casa e leem junto com os pais, com ajuda dos irmãos, do avô, da avó, da tia, da madrinha”, explica a gestora.
Graças ao projeto da escola e o incentivo da família é que Isaque se tornou um grande leitor de livros. É o que garante a mãe do aluno, Raquel Gomes Costa. “Sempre incentivei o Isaque a ler, comprando livros, lendo junto com ele, ouvindo ele contar a história do livro que leu, e o projeto de leitura ajudou a desenvolver esse talento, aumentando o amor que ele tem pelos livros. Tenho certeza de que, por meio da leitura, ele estará preparado para o mercado de trabalho e para a vida”, avalia.
O projeto
Além de desenvolver o gosto pela literatura, o projeto ‘Campeões de Leitura’ premia, todos os meses, os melhores leitores com livros, troféus, medalhas, cadernos e chocolates. “Para participar do projeto o aluno deverá ler um livro, escrever um resumo da obra e fazer a recontação, ou seja, contar para o professor e aos colegas o que ele entendeu do livro. Dessa forma o aluno exercita a leitura, a compreensão do texto e a escrita”, explicou a diretora.
Texto: Semed/Palmas
Edição: Secom