Cidades
Escolas de tempo integral têm comida com variados tipos de proteínas, legumes, verduras e frutas
Cardápio é escolhido buscando diversificar pratos com variados tipos de proteínas, legumes, verduras e frutas
Os mais de 1.200 alunos matriculados na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, situada na Arse 132 (1306 Sul), recebem diariamente uma alimentação de qualidade, nutritiva e balanceada. Semanalmente o cardápio é escolhido buscando diversificar os pratos com variados tipos de proteínas, legumes, verduras e frutas.
A alimentação servida três vezes ao dia é preparada pela equipe de merendeiras na cozinha central da escola, sob a supervisão da coordenadora de apoio que observa de forma atenta o cumprimento das normas de segurança alimentar e nutricional estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A diretora da ETI, Idelma Pereira Basto Santos, conta que o grande diferencial das refeições servidas aos alunos da unidade é o jeito caseiro de preparar as comidas. “Optamos, por exemplo, em produzir na escola toda a parte de panificação. Então, nossos pães, bolos e biscoitos saem do forno quentinhos, do jeitinho que costumamos comer em casa. As crianças quando chegam na escola sentem o cheiro bom dos alimentos, preparados especialmente para elas e, sim, tem um sabor diferente na hora que vão desgustar”, descreve.
Idelma explica que para cada dia da semana o cardápio é elaborado com refeições diferentes. “Tem um dia que é servido arroz, feijoada com carne suína e salada. Investimos nesse cardápio saboroso que privilegia os produtos locais e oferece alimentos saudáveis, nutritivos e preparados na hora. Os estudantes elogiam bastante, e se alimentam bem. Temos frutas, carnes e legumes, grande parte fornecida pela agricultura familiar”, destaca a diretora, lembrando que nas ETIs, os alunos recebem diariamente três refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde.
A secretária da Educação de Palmas, professora Fátima Sena, reforça que é prioridade da gestão municipal oferecer alimentação de qualidade para todos os alunos, pois segundo ela, uma criança bem alimentada apresenta um rendimento escolar muito melhor. “Buscamos sempre oferecer alimentos naturais ou minimamente processados. Por isso, incentivamos a aquisição dos produtos da agricultura familiar e investimos em hortas escolares, assim garantimos mais saúde na mesa de nossas crianças, contribuindo ainda mais para o aprendizado delas”, conclui.