Cidades
Fundesportes debate sobre corridas de ruas com trade esportivo
A Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) se reuniu com representantes do trade esportivo de Palmas para debater a retomada das atividades esportivas, após um longo período de restrições. A reunião, realizada na terça-feira, 28, tratou da edição 2023 do Circuito Cidade Palmas Corridas de Ruas. Também esteve presente na reunião o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Júnior, entre outros representantes do Poder Público.
O presidente da Fundesportes, Raimundo Júnior, destaca que o circuito é uma importante iniciativa que incentiva a prática de atividades físicas e que este ano ainda trará para o debate a questão do trânsito com o tema “No trânsito, escolha a vida”. “A prática esportiva é fundamental para a saúde física e mental das pessoas. Além do seu potencial de incrementar o turismo e, logo, o desenvolvimento econômico. E queremos ir além, também vamos criar essa tradição de ter um tema anual, escolhido em conjunto, para darmos visibilidade.”
O secretário Agostinho frisou que, após dois anos de pandemia, os corredores de Palmas estão sentindo falta e ficaram muito felizes com a abertura desse diálogo por parte da Prefeitura. “Mais do que o desenvolvimento pessoal, a promoção da saúde, a corrida de rua também é um atrativo turístico. Para isso precisamos criar essa tradição e assim atrair pessoas de fora para participarem das competições.” Nos dias que antecederem as competições, a Sesmu pretende realizar blitzes educativas na região para conscientizar os moradores de que haverá o evento e assim evitar transtornos.
Retorno
A retomada das corridas de rua em Palmas é uma ótima notícia para os amantes do esporte e para a cidade em geral. A Fundesportes enfatiza que o circuito ajuda a promover o turismo e o desenvolvimento econômico, além de incentivar um estilo de vida saudável. A previsão é que sejam realizadas 15 competições, entre o período de março a dezembro. Estiveram presentes na reunião as assessorias esportivas Eva Lima, Tô na Corrida, AF, LCM e Pisa Quente; pelo Poder Público, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Tribunal de Justiça do Tocantins, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); e da sociedade organização, Sesi, Sesc e OAB-TO.
Texto: Redação Secom
Edição: Secom