Cidades
Tocantins fatura 12 medalhas e quebra recorde no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares 2018
No primeiro dia de competições, os tocantinenses faturaram 12 medalhas, sendo seis ouros, três pratas e três bronzes
Os atletas do Tocantins começaram bem nas Paralimpíadas Escolares 2018. No primeiro dia de competições, os tocantinenses mostraram as habilidades e faturaram 12 medalhas, sendo seis ouros, três pratas e três bronzes. O evento acontece em São Paulo até esta quinta-feira, 22. Ao todo, 16 alunos do Tocantins estão competindo nas modalidades de atletismo, tênis de mesa e natação.
“É um resultado excelente. Além de termos 10 medalhistas, tivemos também um grande destaque com a Irla Maria, que foi ouro e ainda quebrou o recorde da prova do arremesso de peso, alcançando a marca de 3,83 m. Temos dois dias de disputas pela frente e esperamos conquistar outras vitórias”, relatou a chefe da delegação do Estado, Keilla Cristine Gonçalves.
Para Irla, o feito de superar o recorde anterior de 2,84 é resultado da muita dedicação. “Precisa treinar bastante pra conseguir fazer melhor. E muito legal quando a gente se esforça e consegue o primeiro lugar, ainda mais com recorde”, comemorou a atleta de Goiatins.
Quem também se destacou foi a estudante Bárbara Cruz com uma dobradinha de ouro. A paratleta de Araguaína foi a melhor da categoria sub 17 em duas provas de atletismo: arremesso de peso e 100 metros.
Outro tocantinense que esteve no topo do pódio foi Luiz Fernando Pereira, de Palmas, ouro no lançamento de dardo. O porta-bandeira do Estado havia antecipado, na cerimônia de abertura, que conquistaria a medalha dourada. O Tocantins faturou mais dois ouros com Vitória Reis, da Capital, no arremesso de peso, e Alan César Souza, de Miranorte, no arremesso de pelota.
Com muita garra, Kauany da Silva Alves, de Araguanã, garantiu a prata no arremesso de peso para deficientes visuais. A última prata do dia veio com Sâmyla Vitória, na natação. A jovem palmense atingiu o segundo melhor tempo na prova dos 50 metros costas. “Estar aqui já é uma conquista, mas com essa medalha eu já sonhava há muito tempo. Vou me empenhar mais pra tentar o ouro nas outras provas”, planejou.
Carlos Henrique, de Paraíso, também fez bonito na competição com duas medalhas: prata no arremesso de pelota e bronze no salto a distância. Os outros dois bronzes do Tocantins foram conquistados pelos paratletas Guilherme Almeida e Gustavo Henrique Ferreira no tênis de mesa.