Connect with us

Cidades

Em Gurupi, alunos da Escola Antônio Lino celebram o dia da Consciência Negra

Published

on

Nessa terça-feira, 20, é celebrado o dia da Consciência Negra, data para refletir e valorizar a cultura africana e celebrar a diversidade. O Brasil é um país com raízes africanas e essa data é um motivo para discutir o papel dos negros na sociedade e o respeito às diferenças.

Para celebrar a data, os alunos da Escola Municipal Antônio Lino promoveram uma manhã de apresentações culturais com danças, recitais , capoeira e desfile para a escolha da beleza negra da escola, em que venceram os alunos Pedro Augusto e Kedma Vitória, ambos do 2º ano.

A diretora da Escola, Neima Araújo, destaca que é um trabalho que faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola e é uma forma de resgatar a cultura negra e fazer com que as crianças cresçam valorizando a diversidade e não deixar morrer a cultura dos povos africanos. Ao longo do ano letivo essa data é trabalhada em sala de aula, mas no mês de novembro é intensificado, envolvendo várias disciplinas para conhecer a origem e história dos negros.

“Ações como essas colaboram para que as crianças cresçam aprendendo a se aceitar como são e valorizar a diversidade”, enfatiza Neima.

Neima destaca que esse trabalho é um alerta às crianças a valorizar a sua cor, seu cabelo, sua religião. “Ações como essas colaboram para que as crianças cresçam aprendendo a se aceitar como são e valorizar a diversidade”, enfatiza.

A professora Kedina de Paula, que ministra aulas de dança e teatro, falou sobre o processo de criação das apresentações, que segundo ela, foram feitos um trabalho de pesquisa, realizadas atividades em sala e exibição de vídeos. Ela enfatizou que os alunos se envolveram bastante nesse trabalho.

A aluna Maria Clara Ribeiro, do 2º ano, que participou de uma das danças, comentou que gostou muito de participar e de conhecer um pouco mais da cultura negra. Ela que é negra, afirma ter orgulho da cor de sua pele, e dos seus cabelos crespos, se acha bonita como é e destacou que as diferenças são importantes.

Essa é mais uma ação do Programa Educa Gurupi que tem como foco valorizar as atividades realizadas nas unidades escolares.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas