Estado
Governo entrega mais de R$ 250 mil para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS
Entrega ocorre nesta segunda-feira, 19, às 17 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), realiza nesta segunda-feira, 19, às 17 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, a solenidade de entrega dos cartões BB pesquisa. Os cartões fazem parte do Marco Zero, são para o incentivo à pesquisa no âmbito da ciência, tecnologia e inovação na saúde e fazem parte do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).
Na ocasião, o governador do Estado, Mauro Carlesse, fará a entrega de mais de R$ 250 mil para seis pesquisadores que foram avaliados e selecionados pela Chamada Pública nº 01/2017.
O programa é desenvolvido pela Fapt, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Tem como objetivo desenvolver pesquisas que apontem soluções para problemas vivenciados no Sistema Único de Saúde (SUS), além de contribuir para a redução das desigualdades regionais nos campos da ciência, da tecnologia e da inovação em saúde.
Marcio Silveira, presidente da Fapt, afirma que esses projetos darão grande contribuição para o SUS do Tocantins. “Por meio da pesquisa, da ciência e da inovação, estamos contribuindo para o desenvolvimento do nosso Estado. No ano de 2012, outros 16 projetos como esse foram desenvolvidos e trouxeram um grande avanço para a saúde, agora, com mais esses projetos, áreas especificas serão estudadas e a comunidade como um tudo será beneficiada”, afirma.
Marco Zero
Seis pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), selecionados na Chamada n° 01/2017, podem, a partir de agora, dar início a suas pesquisas. Esse investimento poderá contribuir na incorporação dos resultados ao sistema de saúde do Estado do Tocantins.
Projetos que serão financiados
Os seis projetos selecionados são: Desenvolvimento de uma ferramenta de análise geoespacial a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-TO) sobre os casos de hanseníase no Tocantins através de métodos e ferramentas de inteligência artificial; Programa de residência médica em saúde da família e comunidade promove melhoria na atenção básica da saúde?; Análises da susceptibilidade a antibióticos de bactérias multirresistentes (BMR) isoladas de Unidade Terapia Instensiva/UTI de Hospital Regional do Estado do Tocantins; Desenvolvimento de formulações de inseticidas biorracionais para controle de mosquistos vetores do zika vírus; Leishmaniose Visceral como problema de saúde pública no serviço de hemoterapia na região norte do Estado do Tocantins; e Distúrbios neurológicos tardios induzidos por deficiência de tiamina – investigação experimental.