Brasil
Presépio contemporâneo está em exposição no Centro Cultural Correios São Paulo
Com referência às pinturas renascentistas e barrocas e com o objetivo de propiciar reflexões tão presentes na época do Natal, como a caridade e a união, está aberto para visitação no Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP) o presépio da artista plástica Madalena Marques, do catálogo “Nasceu o Menino – A Natividade em Papel Machê”.
O presépio em tamanho real feito em papel machê, segundo a artista mineira, é um desafio em função das peculiaridades da matéria-prima. “É um material caprichoso e que demanda muita paciência: é preciso estudar os tempos de secagem; acrescentar de pouco em pouco as várias camadas de massa até que a obra comece a tomar a forma desejada; montar a estrutura dos corpos entre esqueletos e enchimentos; construir cada mão e cada pé em posição singular; aparelhar as peças; preparar artesanalmente têmperas para policromia; confeccionar as vestes numa amálgama de técnicas como pintura, bordado, crochê e tricô; e, por fim, produzir os cabelos em lã ou linha para cada uma das personagens representadas.”
Com esse material, a artista produziu uma série de presépios, homenageando grandes obras da história da arte. As obras foram expostas no Museu de Arte Sacra de São Paulo e geraram um catálogo, intitulado “Nasceu o Menino – A Natividade em Papel Machê”. Segundo a artista, ao escolher trabalhar com presépios, é possível experenciar valores essenciais à vida, como a família, o amor que renasce a cada dia e a união fraternal.
Nesse contexto, Madalena criou um presépio de autoria própria, cuja proposta é atualizar a estética desse símbolo cristão tendo como pano de fundo os problemas do cenário social contemporâneo brasileiro, especificamente o contexto urbano em que o Prédio Histórico do Centro Cultural Correios está inserido. Com isso, Madalena instiga a pensar na importância da família, da caridade e do amor ao próximo nesse período de Natal.
O presépio está montado no hall de entrada do prédio, próximo ao espaço da campanha Papai Noel dos Correios, e fica em exposição até o dia 6/1/23.
O Centro Cultural Correios SP abre de segunda à sábado, das 10h às 17h. Nos sábados 24 e 31/12, estará fechado. Mais informações no site dos Correios.