Política
Virgínia Andrade enaltece a condição de serem mulheres: “importância, beleza, sabedoria e por serem edificadoras de seus lares”
Dona Virgínia fez uma explanação sobre a programação da Semana da Mulher e convidou todas as servidoras e a sociedade em geral para participar dos eventos
Por Elpidio Lopes | Dicom/Assembleia Legislativa
08/03/2022 – Publicado às 03:18
Uma solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 7, no anexo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) localizado na 104 norte no centro de Palmas, abriu as programações da Semana Especial da Mulher do Legislativo estadual.
Durante o evento o presidente da Asembleia, deputado Antonio Andrade (União Brasil), disse que mais importante que homenagens às mulheres é a sua valorização, destacando que esta é uma postura efetivada por ele e sua gestão como presidente da Casa de Leis.
Andrade acrescentou que a sociedade precisa cada vez mais valorizar as mulheres, pois elas têm importância máxima para o mundo, e questionou: “se não fossem as mulheres, o que seria da humanidade?”. Ele finalizou colocando-se à disposição para toda a programação da semana.
A esposa do presidente da Casa, Virgínia Andrade, enalteceu a condição de ser mulher e defendeu que cada uma tem que se amar, abaixo de Deus, em função da “sua importância, beleza, sabedoria e por ser edificadora dos lares”.
Dona Virgínia fez uma explanação sobre a programação da Semana da Mulher e convidou todas as servidoras e a sociedade em geral para participar dos eventos.
A presidente da Associação dos servidores da Assembleia Legislativa (Asleto), Núbia Frazão, lembrou que ainda existem atitudes que procuram denegrir a imagem feminina, motivo pelo qual elas devem continuar se valorizando, não com orgulho e rancor, mas no sentindo de promover seu empoderamento e contribuir com o crescimento da sociedade.
O diretor da Escola do Legislativo, órgão anfitrião do evento, Homero Barreto Júnior, fez um relato dos motivos que levaram à criação do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Se referiu o fato ocorrido nos Estados Unidos em 1857, quando mulheres foram queimadas enquanto reivindicavam direitos trabalhistas.
A deputada Cláudia Lelis (PV) mencionou a luta diária das mulheres em busca de novas conquistas. Já a deputada Valderez Castelo Branco (PP) destacou que as mulheres precisam, cada vez mais, lutarem por seus direitos.
Programação
A programação da Semana Especial da Mulher na Aleto segue até quinta-feira, dia 10, com os eventos sendo realizados no prédio principal da Assembleia, na Praça dos Girassóis, e no anexo, no último dia.
Terça-feira – dia 8
Missa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
- Local: Capela Nossa Senhora Rainha da Paz (subsolo da Aleto), às 8h30
Momento Mulher
- Local: auditório
Das 14 às 15 horas - Abertura com autoridades
- Apresentação cultural
- Depoimento “Como assim AVC” – com a advogada Lísia Daniel Lustosa
- Palestra “Resiliência feminina” – com a educadora emocional Cristina Prestes
Quarta-feira – dia 9
Culto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
- Local: Sala de orações (subsolo) às 8h30
Das 9 às 12 e das 14 às 18 horas
Dia da Beleza (parceria com a Setas)
- Local: hall
Quinta-feira – dia 10
Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher
- Locais: Plenário e Hall de entrada às 9 horas
- Entregado diploma Mulher Cidadã – Guilhermina Ribeiro da Silva
Das 9 às 12 e das 14 às 18 horas
Dia da Beleza (parceria com a Setas)
- Local: Anexo da Assembleia