Agronegócio
Vice-governador do Tocantins defende valorização do Agronegócio em evento na Lagoa da Confusão
Wanderlei Barbosa participou do dia de campo organizado pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins
Na manhã desta sexta-feira, 11, em Lagoa da Confusão, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou de uma reunião com os produtores rurais da região sudoeste do Estado, onde discutiram a importância do plantio de sementes nas várzeas tropicais e visitaram os projetos de pesquisas. O evento, organizado pela Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) contou também com a presença do presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado, de autoridades e empresários do setor do agronegócio.
O vice-governador destacou o compromisso do Governo do Tocantins de manter a produção, pois no atual cenário de pandemia é o setor produtivo que socorre o Brasil e que tem contribuído com o aquecimento da economia do Estado. “Nosso Governo cuida do setor produtivo, fazemos tudo dentro das leis ambientais. Quem socorre o Brasil neste momento de pandemia é o setor produtivo, por isso defendemos o agronegócio. O governador Mauro Carlesse é um homem que se compromete com o agronegócio, um setor que gera empregos, riquezas e o compromisso do Governo do Tocantins é manter a produção”, afirmou Wanderlei Barbosa.
O plantio de soja nas várzeas teve início em 20 de abril e encerrou em 15 de junho deste ano, após prorrogação de 15 dias solicitada pelos produtores rurais que cultivam sementes da oleaginosa nas várzeas. Atualmente, a maioria das lavouras já se encontra em fase final para a colheita, que se encerra no próximo dia 30.
No dia 19 de fevereiro deste ano, o vice-governador, acompanhado do ex-secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), César Hallum, se reuniram em Brasília (DF), com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na busca da manutenção da excepcionalidade dessa área para a produção de sementes de soja durante o vazio sanitário. Na segunda quinzena de abril, foi autorizado a continuidade da janela de plantio de sementes de soja nas várzeas tropicais, região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia e Dueré.