Estado
Governo finaliza aulas do Curso de Formação do Sistema Socioeducativo com foco em atividades práticas
Objetivo é preparar os futuros servidores nas metodologias de trabalho do Sistema Socioeducativo e do Sistema Penitenciário Prisional
…
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), encerrou nessa quarta-feira, 13, as aulas teóricas, práticas e os estágios ofertados pelo Curso de Formação do Sistema Socioeducativo, iniciados em 14 de janeiro deste ano. Agora, os 122 alunos que concluíram as atividades propostas pela capacitação se preparam para a prova objetiva, de caráter eliminatório, marcada para o domingo, 17.
Elaborada pelo Núcleo Gestor da Escola de Socioeducação, a formação foi direcionada para imergir os futuros socioeducadores no cotidiano e nas atribuições do profissional socioeducador. De acordo com Rute Andrade, coordenadora da Escola, o conteúdo ofertado buscou diluir os preconceitos e os estereótipos envolvidos na compreensão atual sobre o adolescente que comete um ato infracional. “A teoria das aulas em conexão com a prática das atividades nas unidades possibilitou, ao aluno, uma visão diferenciada, e não de senso comum, sobre o adolescente e o contexto no qual ele está inserido”, explicou.
As temáticas tratadas pelo Curso de Formação contemplaram os dispositivos legais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), para explicitar, aos alunos, os princípios do respeito à condição peculiar de pessoa em processo de desenvolvimento e o da prioridade absoluta, por exemplo. “No curso, todos os alunos tiveram amplo contato com as legislações, pois elas são a garantia de uma prestação de serviço pautada no atendimento ideal ao adolescente em conflito com a lei”, dise o gerente do Sistema Socioeducativo, Jardel Alves.
Aulas práticas
As últimas semanas da formação foram destinadas às aulas técnicas e aos estágios, como a oferta de aulas de direção tática. Entre as matérias oferecidas, um treinamento em primeiros socorros ministrado pelas servidoras Sarah Campos e Morgana Monteiro, desenvolvido por meio de projeto de extensão e em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). “O Curso teve o intuito de contribuir com a qualificação dos futuros servidores, que serão agentes transformadores na socioeducação”, ressaltou a enfermeira Sarah, que atuou como professora no curso.
“Tivemos aulas teóricas e práticas para motorista, além de momentos de contato com todas as atividades desenvolvidas nas unidades. Essas aulas têm sido de fundamental importância para desenvolvermos, da melhor forma, nossa função como profissionais do Sistema”, comentou o aluno do curso de formação Milton Sebastião Ribeiro.
As aulas técnicas foram compostas de práticas direcionadas, períodos de ambientação e ações na área da saúde. Os aprovados também participaram de uma campanha de vacinação, onde puderam acompanhar a imunização de 42 adolescentes do Sistema Socioeducativo. Nas unidades, os futuros servidores foram recepcionados pelas equipes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e da Unidade de Semiliberdade (USL) feminina de Palmas.
A Formação
O Curso de Formação é ofertado como etapa obrigatória do Concurso Público para Provimento de Cargos do Quadro de Defesa Social e Segurança Penitenciária do Estado do Tocantins e busca preparar os futuros servidores nas metodologias de trabalho do Sistema Socioeducativo e do Sistema Penitenciário Prisional do Tocantins. A divulgação do resultado final do certame está prevista para o dia 1º de março.