Cidades
Vacinação contra o sarampo é prorrogada até 31 de outubro
No Tocantins, até o momento, foram aplicadas 89.095 doses da vacina em adultos de 20 a 49 anos

Agora, tocantinenses de 20 a 49 anos têm até o dia 31 de outubro deste ano para tomar a vacina contra o sarampo. O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação desta faixa etária, que originalmente terminaria dia 31 de agosto.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que a estratégia de vacinação contra o sarampo iniciou dia 23 de março, e até o momento foram aplicadas 89.095 doses da vacina contra o sarampo na faixa etária de 20 a 49 anos, em todo o Estado.
A gerente de imunização da SES, Diandra Rocha, explica que essa estratégia de vacinação não tem uma meta específica a ser batida. “Nós temos uma estimativa populacional a ser vacinada. Segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica], são 639.524 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos de idade no Tocantins”, ressalta Diandra Rocha.
Ela explica ainda que um dos motivos da prorrogação é a baixa procura em todo o Brasil. “Mesmo passando por um momento crítico, não podemos deixar de nos preocupar com as outras doenças que estão aí. Até o momento, tivemos um caso confirmado de sarampo no Tocantins, então é o momento de proteger a nossa população, e evitar que novos casos apareçam. A única maneira de se proteger contra o sarampo é realmente através da vacinação”, enfatiza a gerente de imunização.
Mesmo os brasileiros de 20 a 49 anos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos para uma dose de reforço. Embora a vacina contra o sarampo seja bastante eficaz, o Ministério da Saúde orienta uma dose extra para todos nesta faixa etária.