Cidades
Servidores finalizam curso ‘Integração em Saúde e Segurança no Trabalho’
Formação teve objetivo desenvolver uma cultura prevencionista de segurança e saúde ocupacional dos servidores municipais
Buscando qualificação no uso de equipamentos de proteção e normas regulamentadoras de trabalho, noventa e seis servidores finalizaram na sexta-feira, 3, o curso ‘Integração em Saúde e Segurança no Trabalho’ no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). Promovido pela prefeitura de Palmas, a qualificação foi dividida em quatro turmas com carga horária de 8 horas.
O participante Arthur Fausto, servidor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp), ressaltou a importância de se informar legalmente, visto que o conhecimento adquirido não se restringirá apenas ao trabalho atual. “O curso agrega para entender conceitos técnicos, como periculosidade e insalubridade, é um conhecimento que a gente leva para vida toda.”
O instrutor e engenheiro de segurança, Kássio Renê, ressaltou a importância dos trabalhadores identificarem seus fatores pessoais de risco e comunicá-las, exemplificando problemas de saúde ou limitações físicas. “Um trabalhador com labirintite não deve ser designado para trabalhos em altura e sim para atividades mais seguras e adequadas às suas condições de saúde, evitando acidentes”, disse.
John Henderson Miranda que também ministrou o curso, mostrou na prática os equipamentos de proteção individual e coletivos utilizados em serviço, bem como sua importância, por meio de dinâmicas. Essa abordagem permitiu que os participantes entendessem como se prevenir de acidentes e doenças ocupacionais, além da responsabilidade da empresa de fornecer os suportes necessários.
Para o diretor de capacitação e aperfeiçoamento, Eduardo Lustosa, é gratificante saber que os profissionais do setor da infraestrutura estão se aprimorando. “A capacitação objetiva desenvolver uma cultura de zelo com os servidores e isso certamente contribuirá para desenvolvimento da gestão de forma mais segura e saudável para todos os trabalhadores.”
Texto: IVM/Palmas
Edição: Secom