Connect with us

Cidades

Servidores e preceptores da Fesp e Semus apresentam Projetos de Intervenção em Saúde

Evento foi realizado na sede do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas e contou com a participação de representante do Hospital Sírio-Libanês

Published

on

Evento aconteceu com o apoio da Fundação Escola de Saúde de Palmas e foi realizado na sede do IVM

 

Servidores e preceptores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e da Secretária Municipal da Saúde (Semus) apresentaram projetos de intervenção como resultado final da participação nas especializações promovidas através do projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS), do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL). Em Palmas, o projeto conta com dois programas de especialização, Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS).

 

“A especialização em preceptoria para o SUS é ofertada aos preceptores, sendo os mediadores do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de prática, e também aos gestores de programa de residência. Este espaço hoje consolida a trajetória da aprendizagem dos participantes ao longo de dois anos de curso. Hoje, eles apresentaram os resultados de uma intervenção realizada a partir desta oferta do projeto DGPSUS”, explicou a coordenadora da Fesp, Jaciela Leopoldino.

 

Lorenna Martins, preceptora da Semus, destacou que o curso contribuiu para o aprendizado e compartilhamento do conhecimento.“O curso nos ajudou a aprimorar nossos conhecimentos para compartilhá-los de maneira mais didática com nossos residentes. Melhorou a minha prática profissional e também como preceptora, permitindo um acompanhamento mais eficaz dos nossos residentes, na prática, profissional.  Isso garante que eles tenham um período de formação com qualidade. O intuito disso tudo é conseguirmos atender melhor nossos usuários do SUS, seja na assistência ou na vigilância.”

 

Márcia Ogata, representante do Hospital Sírio-Libanês e facilitadora do projeto DGPSUS,  ressaltou durante o evento a trajetória com as instituições de saúde pública de Palmas. “Temos uma trajetória com os projetos do Hospital Sírio-Libanês em Palmas. A capital nos recebeu e penso que acreditam na nossa capacidade de poder ajudar na formação dos profissionais aqui em Palmas.”

 

O projeto  DGPSUS visa a qualificação dos programas de residências em saúde e da preceptoria de residentes no SUS, bem como da qualificação do cuidado, por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do trabalho.

 

Para o presidente da Fesp, André Pugliese, os dois programas de especialização, reforçam o desempenho dos profissionais da saúde na capital. “Somos referência em Saúde Pública no Brasil e devemos isto também aos trabalhos desenvolvidos em nossas residências e preceptorias. E os Projetos de Intervenção apresentados hoje na conclusão das especializações ofertadas pelo DGPSUS destacam nossos profissionais que olham para o nosso sistema de saúde e conseguem apontar e sugerir melhorias.”

 

O evento aconteceu com o apoio da Fundação Escola de Saúde de Palmas e foi realizado na sede do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM).

 

Sobre o projeto

O projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS), edição 2021/2023, integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com a participação do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas