Cidades
Saúde trabalha redução de ansiedade em pacientes acometidos pela Covid-19
Técnica inovadora aplicada pelo serviço de psicologia do Hospital Geral de Palmas busca promover o relaxamento da pessoa hospitalizada

Uma técnica inovadora aplicada pelo serviço de psicologia do Hospital Geral de Palmas (HGP) está fazendo a diferença para pacientes internados na Unidade Covid-19. Chamada EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), que significa ressensibilização e reprocessamento por meio dos movimentos oculares, a técnica busca levar relaxamento e diminuir a ansiedade do paciente hospitalizado. As sessões duram de 15 a 20 minutos.
“É uma ferramenta que segue vários protocolos para trabalhar outros distúrbios como traumas, lúpus, depressão, entre outros. No caso do paciente com Covid-19, estou utilizando somente o protocolo que trabalha o relaxamento, um recurso positivo para diminuir a ansiedade. O estresse e a ansiedade atrapalham o sono e a técnica ajuda nisso”, declarou a psicóloga e responsável pelas aplicações, Monica Cândido Fontes.
A responsável pelo setor de psicologia do HGP, Núbia Alencar, destaca que é uma maneira de proporcionar um suporte ao paciente neste momento tão delicado de saúde. “Nosso foco é o bem-estar do paciente, o que pode auxiliar no seu processo de recuperação. O psicólogo inserido no contexto hospitalar colabora com a promoção da humanização, transformação social e a melhoria da qualidade de vida”, informou.
Sobre a técnica
A técnica desenvolvida nos Estados Unidos, no final dos anos 80 pela doutora Francine Shapiro, permite a estimulação dos hemisférios cerebrais, onde as lembranças dolorosas são armazenadas.