Connect with us

Cidades

Saúde de Palmas contará com mais profissionais especialistas em ‘Preceptoria do SUS e Aperfeiçoamento’ e ‘Gestão das Residências’

Os especializandos palmenses compartilharam com o grupo técnico de profissionais do Sírio-Libanês seus projetos de intervenção em seus cenários de práticas

Published

on

Em dois dias, 25 e 26 de novembro, um grupo de profissionais da rede pública de saúde participou da programação de encerramento dos cursos de especialização em Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS) e em Educação

Em dois dias, 25 e 26 de novembro, um grupo de profissionais da rede pública de saúde participaram da programação regional de encerramento do projeto DGPSUS (desenvolvimento da gestão de programas de residência e preceptoria no SUS), que envolve os cursos de especialização em Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS) e em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS), oferecidos pelo do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês (IEP-HSL) e Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

De forma virtual, os novos especialistas tiveram como produto de conclusão do curso, apresentar os projetos de intervenção que foram desenvolvidos no decorrer da especialização. As atividades nesta etapa regional foram: Oficinas de trabalho ‘Construindo o Futuro da Intervenção’ e avaliação ‘Sentidos e significados do Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS)’, atividades de avaliação do curso e auto avaliação.

De forma virtual, os novos especialistas tiveram como atividade de conclusão do curso a apresentação dos projetos de intervenção que foram desenvolvidos no decorrer da especialização, participaram das oficinas de trabalho ‘Construindo o Futuro da Intervenção’ e avaliação ‘Sentidos e significados do Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS)’.

Na ocasião, cada um dos especializandos compartilhou com o grupo técnico de profissionais convidados e as facilitadoras do Sírio-Libanês, um projeto de intervenção em seus cenários de práticas, buscando evidenciar suas competências, bem como a implantação no serviço na rede de saúde. Os projetos apresentaram resultados importantes e promissores para apoiar e melhorar a qualificação e a prática da preceptoria em saúde.

A presidente da Fesp, Marttha Ramos, apoiou o evento e destacou o papel da Fesp em oferecer o cenário de prática ao Sírio-Libanês por meio dos seus preceptores das residências em saúde. “Agradeço a essa instituição que tem sido parceira da Fesp em vários outros processos o que nos fortalece enquanto escola de saúde pública, o que é revestido em vantagens sociais para a população do município de Palmas. Agradecer os nossos preceptores envolvidos na formação e parabenizá-los pelo olhar sensível ao trabalho e ao ensino-saúde com seus Projetos de Intervenção”, disse a presidente.

A turma dos novos especialistas é composta por 17 profissionais que são trabalhadores da saúde e atuam como preceptores nos Programas de Residências em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e da Universidade de Gurupi (Unirg).

A facilitadora do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês, Luciana Nogueira Fioroni, ressaltou que a especialização oferece qualificação aos técnicos que estão à frente dos programas de residência em saúde e da preceptoria de residentes, por meio de intervenções realizadas na gestão do serviço ensino e prática. “Durante os módulos do curso, trabalhamos na construção dos projetos de intervenção e também na sua implantação. Com diálogo aberto e colaborativo entre todos os participantes, a formação possibilita a troca de experiências, práticas na gestão dos programas, visando principalmente à reorientação dos modelos de atenção e de formação, no sentido da ampliação do acesso e da integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde”, explica a facilitadora.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas