Cidades
Pioneiros da Comunicação no Tocantins recebem homenagem do IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas Você na Tela
Homenageados da noite: Sidiney Madalena (à esq.) e o jornalista Tião Pinheiro
O Tocantins e Palmas eram apenas uma ideia quando o jornalista Tião Pinheiro e o repórter cinegrafista Sidiney Madalena já atuavam na comunicação na região. Pinheiro, como editor-chefe do Jornal do Tocantins, e Madalena na primeira equipe de TV do Estado ajudaram a escrever a história da comunicação no Tocantins. Ambos, em atuação até os dias de hoje, receberam uma justa homenagem na cerimônia de premiação do IV Festival de Cinema Estudantil de Palmas Você na Tela, que aconteceu nessa sexta-feira, 25, no Theatro Fernanda Montenegro.
Criado nesta edição do Festival, o ‘Troféu Jornalismo Tião Pinheiro’ será destinado aos grandes nomes da comunicação tocantinense, que contribuíram para o desenvolvimento e a divulgação do cenário cultural, e tendo o próprio Tião Pinheiro recebido a homenagem em 2019.
O Festival homenageou também com o Troféu ‘Você na Tela de Cinema’ o repórter cinematográfico José Sidiney Madalena, morador pioneiro de Palmas e um dos primeiros repórteres cinematográficos do Tocantins.
“Somos privilegiados de podermos conviver ao lado de quem estava aqui fazendo os primeiros registros desta cidade. Por esses motivos, homenageamos Sidiney Madalena e Tião Pinheiro. Sidiney, história viva, Palmas registrada na sua câmera e na sua alma… alma leve, que tem Sidiney e que tem Tião, ícone do jornalismo brasileiro, poeta e compositor de Alma Leve”, afirmou o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis.
Ao receber a honraria, Sidiney Madalena afirmou estar emocionado e aconselhou os estudantes presentes a documentarem a cidade. “Em 30 anos de Palmas já vivi muitas emoções, mas esta sinceramente é a melhor de todas. Eu incentivo a todos os jovens cineastas que registrem tudo, tudo que acontecer. Guardem, Palmas está apenas começando e vocês terão muito a mostrar para seus netos”, disse
.
Por sua vez Tião Pinheiro falou sobre como se apaixonou pela região e posteriormente veio fixar moradia no recém criado Tocantins. Sobre a homenagem, Pinheiro disse não ser merecedor “por entender que o que fiz até aqui foi pouco”, mas, o que o deixa menos encabulado é receber a homenagem de um Festival que incentiva à arte junto aos estudantes. “O Você na Tela ganhou asas, o Você na Tela não é mais apenas palmense, tocantinense. O Você na Tela é do Brasil e de certa forma alimenta e amplifica o trabalho de tantos que estão por aqui, alguns até mesmo antes do nascer do Tocantins plantaram sementes e fazem trabalhos maravilhosos”, afirmou, encerrando seus agradecimentos com uma poesia, como é bem seu jeito de também fazer arte.
Tião Pinheiro
José Sebastião Pinheiro, natural de Monte Alegre de Goiás, é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo).
Jornalista com 42 anos de profissão, ele também é poeta com cinco livros publicados, compositor com três discos lançados e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Thales Jr, o franco-argentino Jean Pierre Noher, a argentina Belém Pasqualini, entre outros.
Durante quase 20 anos atuou como repórter da área cultural em Goiás, onde ganhou o prêmio ‘Tiokô de Comunicação’ (o mais importante de Goiás) da União Brasileira de Escritores-Goiás, por seu trabalho nesse segmento e onde mantém intenso trabalho na criação cultural, além do Prêmio ‘Abraciclo de Jornalismo’ em nível nacional, entre outros.
Como jornalista, atuou nos jornais Folha de Goyaz e O Popular (Goiânia). Fez assessorias nas áreas empresarial, política e cultural e desde 1988 é editor-chefe do Jornal do Tocantins, função que divide com a de supervisor editorial do Jornal Daqui (Palmas) e coordenador de jornalismo da rádio CBN Tocantins (Palmas e Araguaína). Foi noticiarista do Sistema de Rádio do Grupo Jaime Câmara no Tocantins.
Membro das Academias Tocantinense (ATL) e Palmense de Letras (APL) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (Alaneg), Tião Pinheiro tem títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças (MS).
Sidiney Madalena
Natural de Araguatins, o repórter cinematográfico José Sidiney Madalena Marques foi coordenador de programação da TV Anhanguera no Estado, entre 1986 a 1991, ajudou a implantar a TV Comunicatins, a TV Palmas, entre 1989 a 1995.
Pelas lentes de Madalena foram documentados importantes momentos da construção do Tocantins e de Palmas, atuando como cinegrafista do comitê Pró-Criação do Estado do Tocantins e registrando as primeiras imagens da criação e implantação da Capital, da qual foi um dos primeiros moradores.
Atualmente trabalha na Assembleia Legislativa e mantém um website com imagens e matérias jornalísticas antigas sobre o Tocantins.