Política
Paulo Carneiro assume presidência da Faet e defende profissionalização: “Propriedades têm que ser tratadas como empresas”
Texto: Cleber Toledo
A nova diretoria do Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) foi empossada na manhã desta segunda-feira, 3, para o mandato que se encerra em 2025. Até então no comando da entidade como interino, Paulo Carneiro passa a ser efetivamente o presidente da Faet após um processo eleitoral que contou com uma única chapa após intensa briga judicial com o grupo da oposição.
Propriedade precisa ser tratada como empresa
Por meio da assessoria, Paulo Carneiro elencou as ações promovidas durante a gestão interina e fez a defesa da profissionalização da atividade rural. “Os tempos mudaram e hoje as propriedades tem que ser tratadas como uma empresa, que precisa de acompanhamento, monitoramento e controle diário, além de mão de obra qualificada”, declarou.
Exposições
Outro ponto de destaque feito por Paulo Carneiro foi a realização das exposições agropecuárias “Sabemos a importância que a exposição tem para os sindicatos e os municípios, porque é lá que eles expõem seus animais, seus produtos e também tem acesso às novas tecnologias disponíveis no mercado”, disse o presidente, que esteve em todas as exposições realizadas durante a gestão.
Confira a nova diretoria da Faet:
• Paulo Carneiro – Presidente
Pecuarista, natural de Buritizal-SP, mora no Tocantins há 33 anos. Já foi vereador na cidade de Almas e esteve à frente do Sindicato Rural da cidade por cinco mandatos. Também foi vice-presidente do Sistema FAET/Senar por três gestões. Filho de produtor rural, sempre atuou ativamente nas pautas relacionadas ao agro.
• Rogério Moraes dos Reis – 1ª Vice presidente
Natural de Paraíso do Tocantins, formado em Ciências Contábeis. Exerce as funções de pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Paraíso.
• Vanderlei Silva – 2ª Vice presidente
Pecuarista, natural de Uberlândia, hoje reside em Lagoa da Confusão. Ficou durante 14 anos na diretoria do Sindicato rural de Canapólis/MG exercendo funções como diretor, tesoureiro e também residente do sindicato. Atualmente é presidente do Sindicato de Lagoa da Confusão.
• Carlos Ribeiro Soares – 1ª Secretário
Engenheiro Agrônomo, natural de Igarapava/SP, reside no Tocantins desde 1993, na cidade de Araguaçu/TO. Iniciou no sistema sindical em 2006 como vice presidente de Araguaçu. Assumiu a presidência em 2009. Na FAET assumiu como Diretor Tesoureiro em 2011 até os dias atuais. Também é secretário municipal de agricultura de Araguaçu.
• Ozenira Marques Caldeira – 2º Secretária
Natural da cidade de Goiás e residente de Dueré há mais de 30 anos. Produtora rural envolvida no âmbito da política desde sua primeira eleição como vereadora em 1996. Presidente do Sindicato Rural de Dueré em seu terceiro mandato além de atuar como conselheira no conselho administrativo do SENAR.
• Eurípedes Martins – 1ª Tesoureiro
Pecuarista, hoje está no 4º mandato à frente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia.
• Luiz Carlos Marinho do Rêgo – 2ª Tesoureiro
Engenheiro químico aposentado, atua na pecuária de corte e seleção de elite do nelore desde 1998. Residente na Faz Nova Cachoeira em Jau do Tocantins. Grande entusiasta do desenvolvimento do povo e do estado do Tocantins. Presidente do Sindicato Rural de Jaú do Tocantins.