Connect with us

Polícia

Participação social muda o ambiente carcerário da Cadeia de Peixe

Published

on

Quando todos da sociedade se envolvem com o objetivo de melhorar o ambiente do cárcere e promover a ressocialização é possível ter melhorias no sistema penitenciário. A Cadeia Pública de Peixe é um caso desses onde a participação social mudou a infra-estrutura da unidade e deu oportunidade de trabalho e remição da pena para quatro reeducandos.

A chefe da Cadeia Pública de Peixe, Andrea Simião da Silva, conta que o apoio financeiro da Igreja Católica, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Câmara Municipal de Peixe, das prefeituras de Peixe, Jaú e São Valério, e da Enerpeixe pode reformar a parte elétrica e hidráulica da unidade, ampliou a cadeia construindo celas para o reeducandos do regime semiaberto,  e construiu o muro, uma sala de aula, uma garagem e uma cozinha na unidade, além de ter aparelhado uma mini-fábrica de pingadeiras e bloquetes.

“Escrevi esse projeto de reforma, ampliação e construção em 2016 e trabalhamos bastante com o objetivo de termos parceiros para a execução desse projeto que visava proporcionar um ambiente melhor para o encarcerado, para os servidores e para os visitantes da cadeia. Em setembro de 2017 iniciamos a reforma das instalações elétricas e hidráulicas e atualmente temos uma unidade muito melhor graças a ajuda de todos os nossos apoiadores”, agradeceu.

Ressocialização

O reeducando D. A. B. trabalhou em todas as benfeitorias realizadas na unidade. “Quando eu cheguei aqui em 2017, estava sem expectativa e muito triste com o que estava acontecendo na minha vida. Mas conheci os servidores e a Andrea que me ofereceu uma oportunidade de participar do projeto de melhoria da unidade. Aceitei a proposta oferecendo o meu trabalho e meu conhecimento para “pagar minha cadeia” retribuindo algo para a sociedade. Com o meu trabalho estou remindo minha pena, aprendendo muitas coisas e construindo algo de bom. A cadeia hoje é muito diferente de quando eu cheguei, está muito bonita”, ressaltou.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas