Connect with us

Cidades

Palmas receberá doação de EPIs do poder Judiciário

Secretário executivo Higor Franco expôs quais as demandas da Saúde

Published

on

Representantes do Poder Judiciário do Tocantins visitaram a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) nesta quarta-feira, 22, para realizar um levantamento das principais demandas existentes na Rede de Saúde da Capital em relação ao enfrentamento do coronavírus (Covid-19). O objetivo final da reunião foi viabilizar uma parceria que pode resultar na aquisição de equipamentos e insumos que deverão ser doados pelo Judiciário ao Município de Palmas.

Segundo o secretário executivo da Semus, Higor de Sousa Franco, hoje a Rede Municipal de Saúde está priorizando a aquisição de testes reagentes, testes rápidos, equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras cirúrgicas e macacões. “Esses produtos são os mais necessários no combate à Covid-19 em Palmas, no estado do Tocantins e em todo o mundo. À medida que o cenário da pandemia evolui, precisaremos cada vez mais desses insumos”, afirmou, acrescentando que outra necessidade é a aquisição de respiradores artificiais.

O Poder Judiciário está realizando o mapeamento das principais demandas de Palmas, de outros municípios tocantinenses e também do Estado. De posse desse levantamento, a intenção é comprar os produtos e doar aos órgãos municipais e estaduais.

Uma das dificuldades que os gestores públicos estão enfrentando é a disputa no mercado pelos mesmos produtos. O mundo inteiro está precisando de EPIs, testes de Covid-19 e respiradores e, em função disso, muitos fornecedores nacionais e internacionais estão aumentando os preços abusivamente. O secretário executivo salientou que essa é uma preocupação compartilhada pela Semus e Judiciário. Isso motivou a realização um estudo de mercado (por ambos) para identificar os fornecedores que estejam praticando preços mais razoáveis. “O desafio dos órgãos públicos é comprar produtos de qualidade, mas com preço justo”, explicou Higor Franco.

O secretário lembrou ainda que, atualmente, Palmas está abastecida com EPIs, mas é muito importante preparar os estoques do Município para a evolução da pandemia, que vai se estender por mais alguns meses, segundo estimativas do Ministério da Saúde e da Semus.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas