Cidades
Pacientes do HGP ganham novo consultório odontológico doado por sindicato da categoria
Um novo consultório odontológico passará a funcionar no Hospital Geral do Estado de Palmas (HGP), a maior unidade pública de saúde do Tocantins, oferecendo aos pacientes de urgência e emergência mais uma opção para o atendimento.
Um novo consultório odontológico passará a funcionar no Hospital Geral do Estado de Palmas (HGP), a maior unidade pública de saúde do Tocantins, oferecendo aos pacientes de urgência e emergência mais uma opção para o atendimento. Foi inaugurado as 16h desta quarta-feira, dia 25, Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. O consultório foi doado pelo Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto) e funcionará no terceiro andar do hospital.
A cerimônia contará com as presenças de, entre outras autoridades, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, do secretário de Saúde do Tocantins, Renato Jayme da Silva, do presidente do SICIDETO, Ricardo Camolesi, e do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO), Rafael Marra.
Segundo Camolesi, a parceria entre o sindicato e o governo do Estado através da Secretaria Estadual da Saúde possibilitou a implantação deste que será o segundo consultório odontológico em funcionamento no HGP. O atual atende ao setor de oncologia. “Com este novo consultório, haverá possibilidade de atendimento aos demais pacientes, como, por exemplo, aos que se encontram nas alas de neurologia, bucomaxilofacial e os pacientes de necessidades especiais”, afirmou. Ainda conforme o presidente do Sicideto, o HGP se responsabilizou pela infraestrutura da unidade, servidores e insumos para realizar o atendimento.
Para Camolesi, a implantação do consultório é, para a odontologia, uma conquista. “É uma grande vitória, que valoriza o cirurgião-dentista, os demais profissionais da categoria e principalmente fortalece a odontologia hospitalar no Tocantins”, destacou.
CFO PRESTIGIA
O presidente do CFO, Juliano do Vale, mineiro de nascimento, mas radicado no Tocantins mesmo antes da criação do Estado, há 40 anos quando o território ainda pertencia a Goiás, afirmou que a inauguração representa um marco para a odontologia do Tocantins e para os cirurgiões-dentistas. “O Tocantins já é referência em odontologia hospitalar. Este novo consultório é um marco. Primeiro, pela união da classe dos cirurgiões-dentistas, representada pelo sindicato, o apoio e a parceria do governo do Estado que resulta em mais campo de trabalho aos cirurgiões-dentistas atendimento de saúde bucal de qualidade aos tocantinenses”, ressaltou.