Cidades
Odontopediatria da secretaria de Saúde de Gurupi inicia projeto de prevenção da saúde bucal nos Cemei’s
Priorizando a prevenção e educação em saúde das crianças, nessa quinta-feira, 31, a equipe da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde iniciou o projeto de Educação Bucal nos Centros Municipal de Educação Infantil (Cemei’s). A primeira unidade a receber a equipe de odontopediatra foi o Cemei Irmã Divina no setor Jardim dos Buritis.
A ação tem como objetivo prevenir nas crianças o aparecimento de cáries, pois prevenir é melhor do que tratar, além de promover saúde e consequentemente diminuir gastos com tratamentos.
Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Lays Costa, o projeto vai percorrer os três Cemei’s de Gurupi, com a meta de ao final atingir em média 650 crianças, de 0 a 5 anos. Segundo ela, esse projeto visa acolher as crianças, ensiná-las sobre a importância de cuidar dos dentinhos e assim garantir um sorriso saudável.
A odontopediatra, Maressa Borges, que está à frente da ação, explica que a equipe está trabalhando com ações lúdicas conforme cada idade. “Nosso circuito será dividido em quatro etapas, conforme cada idade, desde os bebês do berçário aos alunos do Pré II. No caso dos bebês até 1 ano, eles receberão avaliação oral. Para a turminha do maternal I e II, que são os alunos de 2 e 3 anos, serão realizadas apresentações teatrais sobre a educação bucal. Para a turma do Pré I, que são crianças de 4 anos, será realizada uma oficina prática sobre a progressão da cárie, em que eles farão a confecção de dentinhos e para a turminha do Pré II haverá palestra lúdica com a apresentação de vários materiais e os pequenos receberão orientações sobre o uso do fio dental e como realizar a escovação”, explica.
Maressa destaca que a palavra convence, mas o exemplo arrasta e por isso é tão importante ensiná-los a cuidar dos dentinhos, dar o exemplo. “Estamos tentando criar hábitos neles desde muito pequenos e esse hábito certamente se espalha para toda a família”, ressalta completando que em março a equipe voltará os Cemei’s para reunir com os pais para repassar orientações porque a intenção é atingir toda a família.
O secretário de Saúde, Gutierres Torquato, enfatiza que essa parceria saúde e educação é muito importante, pois as duas pastas atendem ao mesmo público e investir em prevenção é o melhor caminho, e esse foco não é apenas pelo financeiro, mas principalmente para garantir as crianças um sorriso saudável, evitando as dores de um tratamento.