Cidades
Obras de asfalto em bairros de Araguaína terão rede de esgoto já implantadas
Retorno das obras da rede coletora acompanha a execução dos serviços de recuperação e pavimentação de ruas. Além da substituição das redes de água, serão implantados mais 33,7 km rede de esgoto
As obras de pavimentação de ruas estão chegando a mais bairros de Araguaína junto com a rede de esgoto. Nos setores Morada do Sol 3 e Ana Maria, os serviços estão avançados. Nesta semana, a empresa BRK Ambiental retomou a execução dos trabalhos para implantação da rede coletora de esgoto na cidade, com supervisão da Prefeitura.
De acordo com o responsável operacional da empresa, Pedro Gobbo, os benefícios em saneamento melhoram a qualidade de vida da população. “As redes de água estão sendo substituídas com material de melhor qualidade, proporcionando o serviço a esses bairros que agora recebem o asfalto na porta de casa. Trabalhando de forma conjunta com a Prefeitura, evitamos futuras intervenções e transtornos, mantendo assim a qualidade da pavimentação das ruas”.
Serão realizadas a substituição de 24,1 km redes de água e a implantação de 33,7 km de novas redes de esgoto que beneficiarão mais de 2 mil famílias dos bairros Ana Maria, Morada do Sol, Tocantins e Jardim Vitória. Os moradores serão informados, futuramente, sobre a interligação da rede à nova estação de tratamento que está sendo construída.
Coleta e tratamento
Nos primeiros cinco anos da gestão Ronaldo Dimas, a rede coletora de esgoto saltou de 88,56 km para 330 km, número que ano passado subiu para 359 km. Com isto, a quantidade de pessoas atendidas com coleta de esgoto no Município mais que dobrou, saindo de 19.826 para 52.644, elevando o índice de atendimento de 12,7% para 31,2%.
Atualmente, Araguaína conta um total de 364 km de rede coletora de esgoto, o que segundo a concessionária BRK Ambiental, representa atendimento de coleta a mais de 53 mil moradores. Com as obras atuais, serão mais de 400 km.
Saneamento Integrado Águas de Araguaína
As obras de infraestrutura nos bairros fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que contempla a macrodrenagem, com implantação 8,5 quilômetros de canalização, aberta e fechada, de trechos dos córregos que compõem as bacias do Neblina, Jacuba e do Rio Lontra, são eles: Tanque, Planalto, São Miguel, Água Fria, Tibúrcio (ou Martim Jorge) e Canindé.
Entre os 30 setores beneficiados estão Martins Jorge, Itatiaia, Ana Maria, Morada do Sol, Maracanã, Itaipu, Vitória, Tocantins, Vila Bragantina, Alaska e parte dos setores Xixebal e Universitário.
Recuperação em toda cidade
A Prefeitura de Araguaína continua trabalhando para manter os recursos e as obras para que, após a pandemia, a retomada da economia tenha um impulso maior. Atualmente, são mais de 20 frentes de serviço em andamento, entre elas a recuperação, pavimentação e drenagem de ruas.
Nesta semana, além dos bairros Morada do Sol e Ana Maria, os serviços de pavimentação e drenagem estão também nos setores Bairro de Fátima, Beira Lago e Jardim Filadélfia. Já os trabalhos de reconstrução de rua podem ser vistos nos setores Vila Nova, Entroncamento e Couto Magalhães e os de manutenção de ruas no Setor Jardim Belo e no Povoado Garimpinho.