Cidades
Mais de três toneladas de lixo são retiradas de bueiros em Araguaína todos os dias
Prefeitura orienta que moradores coloquem o lixo doméstico no horário da coleta para evitar que sacolas sejam rasgadas por animais e carregadas pela chuva

A Prefeitura de Araguaína vem ampliando a rede de drenagem e desde 2013 foram implantados quase 320 km que já resolveram alagamentos em diversos bairros, além de contribuir para aumentar a durabilidade do asfalto. Para a manter a funcionalidade, a equipe da Secretaria da Infraestrutura realiza manutenções constantes nas bocas de lobo, retirando o que impede a passagem da água no período chuvoso.
Segundo o secretário da Infraestrutura, Simão Moura Fé, o descarte inadequado e irregular de lixo é o principal motivo do entupimento dos bueiros, causando alagamentos. “Nesse período de chuva, nós retiramos mais de três toneladas de lixo por dia. Quase tudo é sacola plástica e garrafa pet, que ficam presos na grelha e quando entope precisamos abrir para limpar”.
Em alguns lugares, os entupimentos são constantes: Avenidas Filadélfia e Alfredo Nasser (Bairro São João), dos Administradores (Jardim Paulista), dos Jatobás e Guaíba (Setor Araguaína Sul) e C (Santa Mônica), além de várias ruas dos setores Oeste, São Miguel, Tocantins e Alto Bonito. “Todas as vezes que chove é preciso ir até esses locais”, explicou o diretor de vias urbanas da Infraestrutura, Jerry Adriano Alves Barbosa.
Para evitar que o lixo inutilize as bocas de lobo, é necessário colocar as sacolas nos dias e horários rotineiros da coleta. Caso haja falha no serviço, a população deve relatar pelo telefone da Infraestrutura 3411-7070 ou pelo telefone da Ouvidoria Municipal 0800 649 2200.
Disque Meio Ambiente
De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98, caso seja identificado o descarte irregular de lixo, o responsável poderá ser multado em um valor que varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, de acordo com o tipo de crime e o impacto ambiental causado pelo lixo.
A população pode ajudar a coibir os crimes ambientais realizando o descarte adequado do lixo e denunciando à Secretaria do Meio Ambiente caso flagrar alguém descartando os resíduos de maneira errada pelos telefones 99944 7878 e 99976 7337.
-
Brasil1 dia ago
Tocantins lidera na Região Norte com maior índice de recuperação de áreas degradadas
-
Cidades1 dia ago
Naturatins abre convocação para instituições interessadas em integrar o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal/Cantão
-
Cidades1 dia ago
Prefeitura de Palmas garante que usuários do transporte coletivo podem requerer cartões de forma contínua
-
Cidades1 dia ago
Prefeitura de Palmas começa emissão dos novos cartões do transporte público
-
Cidades1 dia ago
Escola de Governo de Palmas promove palestra sobre o desafio de liderar equipes de diferentes gerações
-
Cidades1 dia ago
Pilotos da 3ª etapa da Copa Palmas de Kart aceleram e movimentam o fim de semana na Capital
-
Brasil1 dia ago
Tocantins tem mais de 9,5 mil empregos formais gerados no último ano
-
Brasil1 dia ago
Serras Gerais impulsiona economia da região com atrações turísticas