Cidades
Mais de 70 custodiados concluem cursos de Panificação e Confeitaria e Pedreiro em Alvenaria
Essa foi uma das maiores turmas de custodiados concluintes de cursos profissionalizantes já ofertados pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou nessa quarta-feira, 25, a cerimônia de formatura de 71 custodiados que finalizaram os cursos de Pedreiro em Alvenaria e Panificação e Confeitaria, objetivando a qualificação profissional e reinserção social das pessoas privadas de liberdade.
A cerimônia ocorreu na Unidade Penal Regional de Palmas (UPRP) e contou com a presença do secretário da Seciju, Deusiano Amorim. “Estes cursos representam nosso esforço em qualificar as pessoas privadas de liberdade, dar-lhes uma oportunidade de trabalho, por isso deixo aqui os meus parabéns a todos os custodiados que tiveram determinação e concluíram a capacitação e agradeço o desempenho dos policiais penais, agentes analistas e parceiros que têm assegurado a participação dos presos, incentivando o cumprimento de pena de forma humanizada”, frisou Deusiano Amorim.
O chefe da UPRP, Cícero Alexandre, agradeceu o apoio da Seciju na oferta das capacitações aos custodiados e reforçou a importância da reintegração social. “É gratificante termos o apoio da Secretaria para desenvolver esses cursos que são tão importantes para ressocialização dos custodiados que, ao finalizar o cumprimento da pena, poderão sair com uma formação e terão condições de manter suas famílias de forma que não haja reincidência criminal”, destacou o chefe da Unidade.
O custodiado J.B. participou do curso de Panificação e Confeitaria e afirmou estar muito contente com a formação. “O curso é bastante instrutivo e extremamente importante, pois tira o foco de uma vida pregressa e ter o empenho dos professores, colegas e dos policiais penais nos ajudam a crescer e ter uma visão diferente sobre a sociedade. Além disso, o desenvolvimento dessas atividades facilita o convívio e distrai a mente, nos deixando mais alegres mesmo onde estamos”.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário executivo da Seciju, Gilson Silva; o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, Dilson Júnior; a gerente de Execução de Políticas de Assistências do Sistema Penal, Sandra Veloso; o chefe da Unidade Penal de Colméia, Carlos Venner; a gerente administrativa da New Life, Dulcilene Lustosa; a agente Analista em Execução Penal e pedagoga da UPRP, Rita de Cássia, e a monitora de de projetos da New Life, Nayana Belem.
Profissionalização
A turma do curso de Panificação e Confeitaria teve início no dia 3 de novembro com 32 custodiados da UPRP e o de Pedreiro em Alvenaria, dia 16 de novembro, com 39 custodiados das unidades de Cariri, Guaraí, Paraíso, Colmeia e de Palmas.
Cada curso teve uma carga horária de 160 horas com aulas presenciais e foram promovidos pela Seciju com a disposição dos professores Felipe Fernandes e Josimeire Oliveira.
Edição: Caroline Spricigo